MARCA HISTÓRICA

Brasil registra recorde de emissão de passaportes

De acordo com o Coordenador Geral de Polícia da Imigração da PF, José Luiz Povill, número é fruto dos investimentos da instituição

Seg, 13/01/14 - 12h45

A Polícia Federal chegou à marca histórica de dois milhões e cem mil passaportes expedidos em 2013. Houve crescimento de 9,5% em relação a 2012 e, 34,2% em relação a 2010, ano em que foi lançado o novo passaporte brasileiro com chip. A título de exemplificação, a quantidade de documentos de viagem emitidos é superior a toda a população da cidade de Manaus/AM.

De acordo com o Coordenador Geral de Polícia da Imigração da PF, José Luiz Povill, o recorde obtido no número de passaportes expedidos é fruto dos investimentos da instituição, na busca pelo atendimento de excelência nos serviços prestados pelo órgão à sociedade.

“O aumento da renda do brasileiro na última década levou muitos brasileiros a viajarem ao exterior. A procura pelo documento de viagem exigiu esforços da PF para corresponder à demanda crescente. E obtivemos êxito em atender aos cidadãos que nos procuraram”.

Outro fator importante é que esses documentos de viagem já possuem tecnologia reconhecida internacionalmente, ao utilizarem padrão ICAO. “Os passaportes brasileiros utilizam o que há de mais moderno em segurança de documentos, e a presença do chip facilita a imigração nos países que adotam os portais eletrônicos”, complementa o coordenador.

Em 2003, 713.578 passaportes foram emitidos pela instituição. Cinco anos depois, em 2008, a marca chegou a 1.634.923.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.