Covid-19

Brasil tem 12,4 milhões de vacinas ainda não distribuídas aos Estados

Expectativa é que Minas Gerais recebe mais de 1 milhão de doses até meados da semana que vem

Sáb, 24/07/21 - 21h11

O Ministério da Saúde recebeu, ao longo desta semana, cerca de 12,4 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 ainda não distribuídas aos Estados - o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, chegou a comentar neste sábado, via Twitter, a entrega de 11,5 milhões de vacinas, não contabilizando, portanto, remessa de 1 milhão que chegou sexta-feira à noite ao país, com doses Pfizer.

Ao todo, foram 4,8 milhões de doses Astrazeneca (sendo 3,8 milhões entregues pela  Fiocruz e 1 milhão via Covax Facility); 3,5 milhões do imunizante Coronavac pelo Butantan em três lotes, além de cerca de 4 milhões de doses Pfizer que chegaram em quatro voos.

Caso Minas Gerais continue recebendo o que o governo federal, em média, repassa (10%), o Estado deve adquirir um lote com mais de 1 milhão de imunizantes na semana que se inicia. Ainda não foi divulgado pelo Ministério da Saúde quando as vacinas serão enviadas aos municípios. A remessa total que chegou ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até sexta-feira da semana passada foi entregue entre terça e quinta-feira aos Estados. Portanto, é esperado que o mesmo ocorra com esta soma agora de 12,4 milhões. 

Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) informou que não foi comunicada, até o momento, pelo Ministério da Saúde, sobre a próxima pauta de entrega de imunizantes. Minas Gerais recebeu 841 mil doses de Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, na última terça-feira já distribuídas a todos os 853 municípios.

Veja detalhes dos imunizantes recebidos pelo Ministério da Saúde nesta semana

Pfizer
Foram quatro lotes (na terça, na quarta, na quinta e na sexta), cada um com cerca de 1,05 milhão de doses ComiRNAty contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech - exceto o de sexta-feira, com 1 milhão de doses.

Excluindo esses lotes, ainda faltam cerca de 9 milhões de vacinas que a Pfizer prometeu entregar ao Brasil até o fim de julho - o primeiro voo desta semana já chega neste domingo (25).

Coronavac
Na segunda-feira (19), foram entregues 1 milhão de doses ao Ministério da Saúde pelo Instituto Butantan. Na quarta-feira (21), nova remessa, com 1,5 milhão de doses Coronavac foi repassada à Saúde. Na sexta-feira (23), uma nova remessa com 1 milhão de doses foi entregue. Totalizando 3,5 milhões de doses.

O Butantan espera entregar mais 4,5 milhões de doses ao PNI até o fim de julho.

Astrazeneca
Na quarta-feira (21), aterrissou por aqui um voo com pouco mais de 1 milhão de doses Astrazeneca pelo consórcio Covax Facility, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para países de renda baixa. Espera-se ainda 2 milhões de doses pelo consórcio até o dia 31 de julho.

Além disso, a Fiocruz, responsável pela finalização do imunizante no país, entregou, na sexta-feira (23/7), 3,8 milhões de doses da vacina Covid-19 (recombinante), sendo 197 mil doses direto para o Estado do Rio de Janeiro, e o restante para o Ministério da Saúde. A Fiocruz já repassou o que esperava entregar em julho ao PNI, mas prevê remessas contínuas sempre às sexta-feiras.

Janssen
A próxima remessa do imunizante Janssen, via contrato federal, só deve chegar ao país em setembro

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.