Fake news

Cancelamento automático de CNH por causa de dívida é falso

Segundo o boato, o motorista teria que refazer todo o processo para a obtenção de uma nova habilitação

Sex, 20/07/18 - 03h00
A Carteira Nacional de Habilitação terá maior prazo de validade, se a proposta do governo for aprovada | Foto: FOTO: SOLO MUZZILLO/DETRANPR

São Paulo. Sites e mensagens nas redes sociais têm disseminado a informação falsa de que a Justiça autorizou o cancelamento automático da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de quem tivesse com IPVA (imposto veicular) atrasado ou o nome cadastrado em serviços como SPC e Serasa Experian. A decisão seria do Superior Tribunal de Justiça, mas o tribunal nega. Segundo o boato, o motorista que tivesse sua CNH cancelada por dívidas teria que refazer todo o processo de exames, provas teóricas e práticas para a obtenção de uma nova habilitação. 

Como o texto incentiva que as pessoas disseminem a mensagem para angariar assinaturas, a informação falsa logo se espalhou. Segundo o STJ, não existe decisão que autorize cancelamento automático de CNHs de devedores.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.