de outro mundo

'Causos' de assombração no edifício Copan, em São Paulo, viralizam nas redes

Internautas brincam com o fato de que os fantasmas são conhecidos e catalogados pelos condôminos; prédio da década de 50 tem mais de 1,6 mil apartamentos

Por Da Redação
Publicado em 14 de abril de 2023 | 17:09
 
 
Antigo prédio desenhado por Oscar Niemeyer reúne diversos relatos de assombrações Foto: Reprodução/ Alesp

Moradores do Copan, um gigantesco e histórico edifício no centro de São Paulo, projetado por Oscar Niemeyer, juram que ele é assombrado. Histórias de fantasmas, vultos e até de elevador vagando pelos andares são comuns no prédio. O Copan é conhecido por ser uma "cidade vertical" com 1.160 apartamentos.

O edifício teve processo de tombamento efetivado em 2012. Com seis blocos, 1.160 apartamentos dispostos em 32 andares, 20 elevadores e 80 lojas no térreo. O projeto iniciado no começo anos 1950 esteve em obras até 1972, quando finalizaram-se os acabamentos, com parte dos apartamentos já habitados desde 1962, como conta Carlos Lemos, colaborador de Niemeyer, no livro “A História do Edifício Copan”

Durante a obra, o projeto mudou de incorporador e sofreu modificações. A complexidade de gerir um edifício onde vive mais gente do que em 1.253 municípios brasileiros pode explicar, em parte, o passo lento do restauro, arrisca Eduardo Ferroni. “As pessoas estão acostumadas a olhar o Copan um pouco como um objeto; vê-se o todo, não é uma somatória de gavetinhas”. Por isso, diz, não percebem que o prédio é “um organismo social” e “como é complexo o encaminhamento de uma questão como essa”.

Recentemente, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) aprovou uma reforma no local, que precisa de manutenção na fachada e outra questões estruturais. O prédio havia ficado mais de dez anos sem reparos. 

Fantasmas

E de tanta complexidade e tanta diversidade de moradores, o Copan é um lugar de muitas histórias. Recentemente, viralizou nas redes sociais diversos relatos sobre assombrações que vagam pelo por ali. Um tweet do usuário @DieterTruppel, com mais de 600 mil visualizações, mostra prints de uma conversa de WhatsApp entre moradores do condomínio. Nas conversas, relatos sobre as assombrações já conhecidas dos condôminos. Ele brinca: “Amo morar no Copan pq aqui tem fantasmas catalogados”. 

Amo morar no Copan pq aqui tem fantasmas catalogados pic.twitter.com/C1h0Sf55pd

— dieterditerdeeter (@DieterTruppel) March 28, 2023

 

Nos prints, um morador pergunta sobre a lenda das assombrações e outros confirmam. Um deles chega a dizer que “tem vários, mas os que mais se aproximam são o do 7º andar e o que fica na casa de bombas”. 

O fantasma da casa de máquinas, aliás, é o mais famoso. Ele é citado também na publicação do perfil @oqueteassombra. Em vídeo, Thiago de Souza conta que o fantasma, relatado inclusive por um síndico, “é uma assombração que tem uma interessante mania de ligar as bombas de água, na casa das máquinas, altas horas da madrugada”. Segundo Thiago, ele não se satisfaz só em acordar o pessoal de madrugada. “Vez ou outra esse fantasma aparece na administração do prédio pra dar um tchauzinho e, claro, desaparecer”.

Ele também relata sobre a “assombração da escada”. “Outra pessoa que mora aqui no Copan, descendo pelas escadas, escutou alguém dizendo psiu, olhou para trás, não tinha ninguém, continuou e ouviu novamente o psiu, virou, acreditando que alguém estava querendo te assustar e não viu ninguém, apertou o passo quando sentiu um toque em suas costas, sem que ninguém, pelo menos deste mundo, estivesse lhe acompanhando”, conta.

Segundo Thiago, há ainda outros relatos sobrenaturais e até manifestações religiosas.  “Há relatos de manifestação Poltergeist, por exemplo, luzes se apagando inexplicavelmente, portas abrindo e fechando sem ação humana, elevadores temperamentais, e até mesmo aparição de Nossa Senhora em um dos apartamentos”, diz. Em uma ocasião, uma moradora teria saído pelo corredor do prédio dizendo que Nossa Senhora havia aparecido na sua casa.

Uma pesquisa rápida, um pouquinho além dos relatos daqui. 👻💀🖤 pic.twitter.com/j3pXDMBhVL

— O que te Assombra? (@oqueteassombra) March 29, 2023

Há relatos ainda de um fantasma, apelidado de “Conchinha”, que, no meio da noite, deita ao lado do morador “de conchinha”. Outras histórias dão conta de um “elevador” mal-assombrado, que vaga pelos andares sozinho, sem ação humana.

O humorista Paulo Vieira, morador do Copan, também tem relatos sobrenaturais com o lugar. Em 2019, ele chegou a publicar um relato de um sonho com uma vizinha que tentou invadir seu apartamento aparentemente transtornada. Paulo conta que, no dia seguinte ao sonho, descobriu que a mulher havia morrido. (Com Folhapress)

Um dia eu tive o seguinte sonho: Eu estava dormindo e acordei com alguém tentando entrar no meu apartamento, a pessoa estava forçando a maçaneta. Abri a porta e era minha vizinha de frente (que eu nunca tinha visto, mas no sonho eu sabia que era ela).

— PAULO VIEIRA (@PauloVieiraReal) May 31, 2019

 

Veja outros relatos:

Pizza para o apartamento vazio:

Eu tinha 14 anos e era entregador de pizza, quando por volta de 11h30 fui entregar uma pizza no Copan.

O porteiro, meio com sono, só liberou minha subida, porque eu já tinha ido ao edifício outras vezes, então lá fui eu…

+++https://t.co/4RlsrAKV6a

— Carlos Garcia (@CarlosGarcia) April 12, 2023


Rabiscos na parede que apareceram do nada:

notei uns rabiscos na parede q pareciam assinaturas, e se repetiam uma em baixo da outra. Nas fotos eu ja tinha tentado apagar mas ficou bem marcado foram feitas com muita força. E eu sabia que isso não estava antes lá pq era do meu lado da cama bem em cima da minha cabeça pic.twitter.com/8L3Ricdcz7

— brunola (@0gorro) April 14, 2023

Deboche:

Acho muito interessante essa história de fantasmas que poderiam estar fazendo qualquer coisa em qualquer lugar do mundo. Mas estão não escadas de um prédio em SP fazendo "psiu" para as pessoas. Morrer deve ser realmente entediante.

— Léo 🐺 (@xlle0_go) March 28, 2023

 

Fantasma no 22º andar:

nunca tinha tido contato com fantasma, até morar no vigésimo segundo andar do bloco B

— ué gente (@marcellanuvem) April 11, 2023

 

Sonho com o Copan

eu tenho um sonho recorrente onde eu tô na portaria/recepção do Copan (umas madeiras escuras, uns mármores meio antigos) e uma mulher de cabelo bem liso grisalho até a cintura de mãos dadas com uma criança de uns 8 anos pega no meu ombro direito e me pede ajuda

eu nunca fui lá https://t.co/xVOKirKylW

— oi ju pode chamar de ju (@juzao) April 13, 2023


 

Tem fantasma, sim!

Tem fantasma sim no Copan, todo mundo sabe. A gente convive com eles faz anos.

— Mika Lins atriz e diretora (@Mikalins) April 12, 2023