Gol

Em relatório final, Cenipa diz que houve erro humano

Agência dos EUA diz que erro foi de controladores locais do espaço aéreo

Qua, 10/12/08 - 20h50
Agência dos EUA diz que erro foi de controladores locais do espaço aéreo | Foto: ANDRE DUSEK/AGÊNCIA ESTADO

Brasília. Pilotos sem treinamento suficiente para a realização do vôo e controladores de tráfego aéreo que não cumpriram procedimentos obrigatórios em suas funções foram alguns dos principais fatores determinantes que levaram ao acidente entre o Jato Legacy e o Boeing da Gol, em 29 de setembro de 2006, matando 154 pessoas, segundo o relatório apresentado ontem pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Além dos controladores de São José dos Campos, de onde o Legacy partiu, e os de Brasília, os controladores de Manaus tiveram parcela de responsabilidade no acidente.

O relatório chega a fazer um mea-culpa dizendo que "os efeitos da escassez de pessoal refletiu na qualidade dos serviços, na medida em que contribuíram para a degradação do desempenho dos controladores e/ou da insuficiente capacitação técnica".

O documento não cita nomes de culpados, mas informa que o transponder, equipamento anticolisão, que indica a posição exata do avião no radar, foi "inadvertidamente" colocado em modo "stand by" pelo piloto do Legacy.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.