Sem resposta

Exército 'pinta' máscaras digitalmente em soldados em fotos de treinamento; veja

A descoberta caiu nas graças das redes sociais, e vários usuários publicaram as imagens, que chegaram a ser deletadas do portal oficial do Exército, mas se mantêm no site da Defesa brasileira

Sex, 22/01/21 - 17h10

Em 19 novembro de 2020, o Exército Brasileiro divulgou uma nota narrando o “Adestramento em Suporte Básico de Vida no Trauma (SBVT)”, realizado em parceria com a Marinha, que ocorreu entre os dias 10 e 13 daquele mês. 

Junto ao texto, que contava como foi o treinamento com os soldados, uma galeria de imagens foi publicada. As fotos mostram os militares em ação e, em uma delas, todos estão reunidos. 

Não haveria nada que valesse, de fato, uma reportagem a respeito, caso as máscaras “usadas” pelos soldados não tivessem sido incluídas posterior e porcamente por meio digital.

A descoberta caiu nas graças das redes sociais, e vários usuários publicaram as imagens, que chegaram a ser deletadas do portal oficial do Exército, mas se mantêm no site da Defesa brasileira.

Alguns dos militares aparecem, contudo, usando máscaras reais. A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa do Exército por telefone, e por e-mail. 

Na ligação, o responsável não soube explicar o que ocorreu, ou o motivo pelo qual as imagens foram manipuladas.

Em nota encaminhada por volta das 19h40, o Exército não respondeu aos questionamentos, e se limitou a informar que "a publicação não foi realizada no site do Exército, mas na página da Organização Militar Centro de Avaliações do Exército".

O TEMPO requisitou, novamente, uma resposta, e espera retorno do órgão para elucidar o mistério.

---

Em tempos de desinformação e pandemia, o jornal O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Continue nos apoiando. Assine O TEMPO.

(15) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Covard-17 10:56 AM Jan 23, 2021
O Brasil precisa urgentemente parar com esse cabide de emprego e investir em equipamentos úteis para a soberania nacional. Estamos no século XXI, não existe mais essas guerrinhas de contato físico e tirinhos de fuzil. Além de tudo, a guerra travada hoje é de economia. É preciso rever todo o papel dessa instituição, começando pela doutrina ensinada nas escolas. É de lá que surgem esses bollsonaros e Pezaddellos, que são a síntese do atraso.
2
Denunciar

Maria Silva 10:55 AM Jan 23, 2021
É só um monte de come e dorme. Um monte de dinheiro público que escorre pelo ralo!
1
Denunciar

Senhor Descomplica 9:46 AM Jan 23, 2021
Exército Brasileiro: sempre pronto pra defender a nação! Vamo que vamo !!! Eco Bravo: nele você pode confiar !!!
10
Denunciar

Covard-17 10:41 AM Jan 23, 2021
KKK defender o soldo gordo e seus privilégios, você quer dizer, não é mesmo, gado!
10
Denunciar

Senhor Descomplica 9:41 AM Jan 23, 2021
Nosso glorioso Eco Bravo sempre pronto para defender os interesses da nação e assegurar a soberania nacional. Mimimi danado por pouca coisa. Já foi noticiado algum óbito de militar do EB por COVID? Não! Sabe por que ? Militar é um sujeito especial ! O senhor dos exércitos protege esses valorosos homens.
8
Denunciar

Luiz Roberto de Oliveira Pereira 11:49 AM Jan 23, 2021
As pessoas precisam desencantar dessa ilusão. Militares são pessoas comuns, não seres iluminados pelo Espírito Santo. Não há nada de especial em um sujeito dentro de uma farda. É só um sujeito dentro de uma farda. Se ele é estúpido, incompetente, desonesto, mentiroso, canalha, safado, corrupto, não será a farda que ele veste que corrigirá suas falhas de caráter. Ficar "passando pano" para militares é uma atitude servil e nojenta. E o pior de tudo é que nós, cidadãos civis que trabalhamos duro para por comida nas mesas de nossas famílias, sustentamos essa turma, pagando impostos caríssimos em tudo o que compramos, para eles gastarem nosso dinheiro fazendo essas palhaçadas ridículas!
8
Denunciar

Covard-17 10:38 AM Jan 23, 2021
Generais famosos do meio: Miotto - Sydrão - Fecury te atendem ou quer que eu cite mais? Tenho nomes até de conhecidos meus, da época da caserna. É só pedir.
8
Denunciar

Victor Silva 7:49 AM Jan 23, 2021
Esse é o valoroso Exército brasileiro. O maior desperdício de dinheiro do Estado brasileiro.
5
Denunciar

AlfredoTamur 7:34 AM Jan 23, 2021
Normal. Sempre foram assim. Dissimulados e incompetentes. Pazuello, o "especialista emogistica", que o diga. Forças armadas no Brasil não servem para nada. São uns come e dorme. Aliás, o que faz mesmo um oficial do exército?
4
Denunciar

André Rosenweiss 8:10 PM Jan 22, 2021
"Quando acabar a saliva... vem a..." tinta!!!!!!
3
Denunciar

marcelo rodrigues ramos 7:02 PM Jan 22, 2021
Onde chegamos, que moral as forças aramadas tem com esse comportamento de adolescentes irresponsáveis. Não podemos mesmo confiar em quem deveria mostrar disciplina e é os primeiros a fazer tantas coisas erradas.
6
Denunciar

Covard-17 7:01 PM Jan 22, 2021
Nada anormal em uma instituição que possui uma disciplina com o nome "Mentira".
8
Denunciar

Lucas 6:03 PM Jan 22, 2021
Quem pintou foi o Sargento Pincel?
6
Denunciar

Lucas 5:40 PM Jan 22, 2021
Ficou malfeito porque a especialidade do exército é pintar meio fio, pintar máscara é muito difícil pra eles.
12
Denunciar

Bolsominion Arrependido 5:32 PM Jan 22, 2021
Tamu perdido com esse grorioso exercito.
12
Denunciar

LEIA MAIS
Loterias
Volta às aulas
Telecomunicações
Pode piorar
Ministério da Saúde
Recado
Luto
Crime ambiental
Pandemia
pandemia