PELO WAZE

Google vai implementar aplicativos de caronas compartilhadas no Brasil

Programa vai oferecer a possibilidade de dividir o preço do combustível entre os usuários

Qua, 22/03/17 - 19h23

O Waze vai oferecer no Brasil um serviço de carona paga, a informação foi dada nesta quarta-feira pelo Google. A empresa informou que o objetivo da função é conectar pessoas que vão para destinos semelhantes, cobrando uma contribuição para a gasolina. São Paulo deverá ser a primeira cidade do país a contar com a novidade.

O serviço recebeu o nome de Waze Carpool e vai funcionar de maneira semelhante ao Uber e ao Cabify, que dominam os aplicativos de transporte no Brasil. O calculo pelo preço do combustível e o pagamento da ajuda vai ser feito pelo próprio aplicativo. A novidade foi revelada pelo twitter do Google, com a promessa de ser "uma experiência de carona fácil e agradável".

O motorista que usa o Waze e procura por alguém para dar uma carona vai colocar o destino e o horário que pretende sair, daí o interessado em ir para o mesmo destino poderá solicitar a carona. O Google aposta no custo e no uso não profissional do serviço para conseguir usuários. De acordo com a empresa, a iniciativa já foi testada nos Estados Unidos e em outros países, com resultados positivos.

Atualmente o Waze é o aplicativo para motoristas mais usado no mudo. No ano passado o prefeito de São Paulo se encontrou com o CEO do aplicativo, nesta oportunidade a parceria para implementar o serviço de caronas começou a ser discutida. A capital paulista tem uma média de 80 km a 126 km de engarrafamento por dia no período da manhã e formas de superar o problema vem sendo buscados desde os anos 90.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.