Pesquisa

Maior preocupação dos turistas brasileiros é perder a bagagem

Receio é maior no 1º dia, diz Booking, que ouviu 18 mil pessoas

Por Da Redação
Publicado em 15 de agosto de 2017 | 03:00
 
 
Levantamento do site de viagens Booking incluiu 25 países RENATO S. CERQUEIRA/estadão/arquivo

RIO DE JANEIRO. A maior preocupação do brasileiro na hora de viajar é o que pode dar errado nas primeiras 24 horas: 47% dos viajantes nacionais relataram o receio em pesquisa realizada pelo site de reservas Booking.com. A média global foi de 39%.

Além disso, mais da metade dos viajantes brasileiros (52%) acreditam que o primeiro dia é o mais marcante e capaz de ditar o tom da viagem (contra 38% da média global).

O estudo, que procura saber como os turistas se sentem quando passam uma temporada fora de casa, foi realizado com 18 mil pessoas em 25 países. No resultado, perder a bagagem ao desembarcar foi tido como o principal medo dos nacionais (52%), seguido pelo temor de a acomodação não corresponder à expectativa (49%), junto com o de ficar doente longe de casa (46%).

Mas as preocupações parecem ser um pouco exageradas quando comparadas com o que de fato ocorre: apenas 13% das pessoas já perderam as malas, por exemplo, enquanto o índice de satisfação com a hospedagem chega a 79% no caso dos brasileiros.

Outras ansiedades que não se concretizam incluem: medo de ficar doente e não conseguir encontrar um bom lugar para comer são raros, diz o estudo.

E os pavores não param por aí: 18% ainda se preocupam por não terem planejado a viagem o suficiente e uma em cada cinco pessoas (27%) se preocupa com sua casa – seja por deixá-la vazia ou por se separar de seus animais de estimação.