NO INÍCIO DA TARDE

Marcha das centrais sindicais em Brasília reúne 25 mil pessoas

Os líderes sindicais estão anunciando no carro de som que nenhum mascarado vai entrar no movimento

Qua, 24/05/17 - 12h57

A marcha das centrais sindicais nesta quarta-feira (24) em Brasília contra as reformas e pela renúncia do presidente Michel Temer já está próxima à rodoviária do Plano Piloto, que fica de frente à Esplanada dos Ministérios. A ideia do protesto é seguir em direção ao Congresso Nacional e Praça dos Três Poderes. A maioria das faixas carregadas pelos manifestantes tem como dizeres a frase "Fora Temer".

A estimativa da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal é que cerca de 25 mil pessoas participam da marcha neste momento. Brasília recebeu 500 ônibus com caravanas de outros Estados que vieram à capital para o protesto. No trajeto pelo Eixo Monumental, mais pessoas vão se juntando à marcha.

Mascarados

Os líderes sindicais estão anunciando no carro de som que nenhum mascarado vai entrar no movimento. "Estamos de olho", anunciam e pedem que quem estiver com o rosto coberto que tire a máscara.

'Bolo'

Depois do "bolo" que as centrais sindicais receberam de parlamentares que prometeram se juntar à manifestação e não compareceram à concentração do ato, manifestantes gritam: "Ô deputados, cadê vocês? Viemos aqui para ver vocês."

Manifestação não poderá chegar a Praça dos Três Poderes, diz Secretaria do DF

A Secretaria de Segurança e da Paz do Distrito Federal esclareceu que a manifestação desta quarta-feira em Brasília, não poderá chegar até a Praça dos Três Poderes e ficará restrita ao quadrilátero da região da Esplanada dos Ministérios, desde a Catedral à Alameda das Bandeiras, que fica em frente à entrada principal do Congresso Nacional.

Mais cedo, responsáveis pela segurança do Palácio do Planalto informaram que o protesto poderia chegar até a frente do Planalto. Segundo a Secretaria de Segurança do DF, entretanto, no mês passado 48 órgãos do Distrito Federal, Congresso e governo, assinaram um protocolo para "grandes protestos" e estabeleceram a delimitação do espaço.

"A área é uma delimitação prevista no Protocolo Tático Integrado (PrTI), assinado, mês passado, por 48 órgãos do Distrito Federal, Congresso Nacional e Governo, não será permitida a presença de manifestantes na Praça dos Três Poderes. O protocolo estabelece esse espaço para os protestos de grande concentração público em Brasília", explicou uma nota divulgada pela entidade.
 

Atualizada às 13h28

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.