Notícia boa

Menino que encontrou árvore de Natal no lixão compra casa com ajuda de vaquinha

Ao todo, 2.029 pessoas contribuíram para a realização do sonho do menino, que conseguiu arrecadar mais de R$ 80 mil para a compra do imóvel

Por Laura Maria
Publicado em 10 de março de 2022 | 09:59
 
 
Gabriel Silva, fotografado pegando uma árvore de Natal no lixão, realizou sonho de comprar uma casa Reprodução/Instagram

O menino que viralizou nas redes sociais ao ser fotografado quando encontrou uma árvore de Natal no lixão realizou o sonho de comprar uma casa de alvenaria graças a ajuda de uma vaquinha. Gabriel Silva, de 12 anos, estava acompanhando a mãe em um lixão na cidade de Pinheiro, interior do Maranhão, quando foi registrado pelo fotógrafo João Paulo Guimarães.

Após a repercussão das fotos, o site Só Vaquinha Boa, que pertence ao Só Notícia Boa, divulgou uma campanha de arrecadação para a compra da casa para o menino. Ao todo, 2.029 pessoas contribuíram para a realização do sonho do menino, que conseguiu arrecadar R$ 80.026,14.

Esse é Gabriel. Catador de lixo de 12 anos de Pinheiro no Maranhão.
Tava catando e encontrou essa árvore de Natal. Ficou feliz demais. Postei no Instagram e apareceram pessoas que vão comprar uma árvore pra ele e presentes. Gabriel é lindo. Feliz Natal pic.twitter.com/YuYta7A4FU

— João Paulo Guimarães (@joaopauloclic) November 9, 2021

Com o dinheiro, ele pôde comprar uma casa, onde mora com a mãe. O montante também servirá para realizar uma reforma no imóvel e poder comprar móveis. Até então, Gabriel e a família moravam em uma casa de barro.

João Paulo Guimarães ficou responsável por acompanhar de perto os trâmites da compra da casa. “Esse é o resultado que a fotografia produz após a conscientização e ação de um povo que tem a força de ajudar àqueles que precisam. No país da miséria e da intolerância é possível a mobilização pelo que é certo”, escreveu João Paulo.

Relembre o caso

Gabriel é catador e trabalhava no local quando encontrou a árvore de Natal jogada entre outros resíduos.

O fotógrafo afirmou que, depois de divulgar as imagens no Instagram, pessoas se prontificaram a comprar uma árvore de Natal nova para o garoto, além de doar outros presentes.

As imagens tiveram grande repercussão na internet. Muitos, ao compartilharem as cenas, afirmaram que a realidade de Gabriel é um retrato da miséria e da desigualdade vividas no Brasil, que pioraram durante a pandemia.