fraude

PF confirma vazamento do tema de redação do Enem 2014

Segundo delegado da Polícia Federal do Piauí, a foto recebida por um estudante piauiense horas antes da prova é verdadeira; inquérito ainda não foi concluído

Qui, 18/12/14 - 10h35

O delegado regional de Combate ao Crime Organizado da Superintendência da Polícia Federal (PF) no Piauí, Alexandre Uchôa, afirmou nesta quinta-feira (18) que houve vazamento do tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. De acordo com o delegado, a foto recebida por um estudante piauiense horas antes da prova é verdadeira. Para ele, não há indícios de vazamento em massa e também não há possibilidade de afirmar se houve falha de segurança na gráfica responsável por imprimir os cadernos de questões. As informações são do jornal "O Globo".

O inquérito policial foi aberto pela Polícia Federal para apurar a denúncia de que um estudante do Piauí teria recebido uma imagem com o tema da prova de redação pelo Whatsapp na manhã do dia 9 de novembro, dia em que o exame foi realizado. O aparelho do rapaz foi apreendido para perícia.

O estudante resolveu procurar a polícia após ser xingado nas redes sociais por ter gravado um vídeo e divulgado na internet denunciando a suposta fraude.

Segundo Uchôa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, ainda não foi comunicado oficialmente sobre o andamento das investigações. O relatório do levantamento só será enviado para o instituto após a conclusão do inquérito. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.