NO FACEBOOK

Professora cria página que reúne relatos de abusos contra domésticas

Grupo #EuEmpregadaDoméstica compartilha casos de empregadas que foram vítimas de humilhação

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 21 de julho de 2016 | 20:26
 
 
Reprodução/Facebook

A professora de história Joyce Fernandes, de 31 anos, criou na madrugada desta quinta-feira (21) um grupo no Facebook chamado #EuEmpregadaDoméstica para denunciar os abusos que ela sofreu durante o período em que trabalhou como doméstica. Em poucas horas, a página ganhou mais de 30 mil curtidas e recebeu diversos depoimentos de outras trabalhadoras que sofreram situações semelhantes.

Em entrevista à BBC Brasil, Joyce contou que a ideia do grupo surgiu quando ela publicou em seu perfil na rede social um relato que evidencia o preconceito de sua antiga patroa. 

"Joyce, você foi contratada para cozinhar para a minha família, e não para você. Por favor, traga marmita e um par de talheres e, se possível, coma antes de nós na mesa da cozinha; não é por nada; só para a gente manter a ordem da casa."

A publicação teve grande repercussão e os relatos de casos semelhantes chamaram a atenção de Joyce. "Meu objetivo é provocar e dar voz a quem não tem voz. Esse tipo de tratamento desumano acontece entre quatro paredes e essas mulheres, a maioria negras, não têm com quem desabafar", contou ela à BBC.

"Quero expor o que está sendo varrido debaixo do tapete. É preciso humanizar a relação entre patrões e empregados. Muitas vezes, naturalizamos agressões e opressões. Isso está errado", completou.

Veja alguns do relatos que foram publicados no grupo: