Atração

Rio inaugura maior aquário da América do Sul em novembro

Visitantes poderão conferir 40 exemplares de tubarão entre os 3.000 peixes inicialmente expostos

Dom, 16/10/16 - 02h00

Rio de Janeiro. O esqueleto gigantesco de uma baleia corcunda presa no teto recebe os visitantes do maior aquário da América do Sul, que abrirá suas portas em 9 de novembro em pleno coração da revigorada zona portuária do Rio.

A baleia adulta, de 13 metros e 37 toneladas, ficou presa na praia da Macumba, em junho de 2014, provavelmente depois de ser atropelada por um navio porque foi encontrada sem uma nadadeira, explica à AFP o biólogo marinho Marcelo Szpilman, criador da nova atração batizada de AquaRio.
Até agora, a cidade que recebe anualmente cerca de 3 milhões de turistas estrangeiros e mais de 6 milhões de brasileiros não contava com um aquário, mas essa dívida agora foi paga.

Localizado numa área revitalizada pelos Jogos Olímpicos, em um prédio de cinco andares, 26 mil m² e 4,5 milhões de litros de água salgada – equivalentes a duas piscinas olímpicas –, o AquaRio “quer oferecer ao público uma sensação de imersão total”, enfatiza Szpilman.

A imensidão das águas azuis claro-escuras e uma iluminação tênue fazem com que o visitante se sinta no fundo do mar ao longo dos corredores por onde se sucedem 28 aquários.

Os primeiro contém os peixes perigosos, como a arraia elétrica ou peixe-leão. Mas a atração principal é um túnel de parede acrílica de 20 metros de extensão e dois de largura, que dá a impresão de estarmos imersos em 3,5 milhões de litros de água, a 7 metros de profundidade, em meio a tubarões.

“Temos previsto que crianças a partir de 6 anos poderão passar a noite aqui com seus pais para experimentar a sensação de estar no fundo do oceano”, diz Szpilman.

O visitante também poderá se divertir criando um “peixe virtual”, que o acompanhará em sua visita pelo aquário. Em todos os tanques haverá telas LED que darão informações sobre as espécies e seu habitat.

Em uma primeira etapa, o AquaRio exibirá 3.000 peixes de 350 espécies diferentes, entre os quais cerca de 40 tubarões como o tubarão gata (Ginglymostoma cirratum), que pode ter 4,3 metros e pesar 400 kg. Mas o aquário tem capacidade para 8.000 peixes.Szpilman enfatiza que 90% dos animais do AquaRio foram capturados na natureza.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.