NA MIRA

Shoppings de São Paulo e de Minas vão à Justiça contra 'rolezinho'

Minas Shopping e Estação BH passaram a barrar jovens desacompanhados

Qua, 06/05/15 - 20h19

Shoppings de São Paulo e de Minas Gerais estão indo à Justiça para vetar a presença de adolescentes sem os pais ou responsáveis. Já são oito casos nos últimos meses.

Os centro comerciais alegam que o objetivo é evitar baderna e garantir as vendas e a segurança de clientes e lojistas.

Em um deles, em Franca, no interior paulista, o primeiro a adotar a prática na recente onda de ações, houve tumulto em janeiro durante um "rolezinho" - encontro de adolescentes marcado pela internet. A liminar veta menores de idade sozinhos às sextas-feiras.

Em Ribeirão Preto, também em São Paulo, desde março jovens de até 13 anos desacompanhados estão proibidos de entrar no Ribeirão Shopping e no Santa Úrsula de sexta a domingo.

O Praça Uberaba, inaugurado no último dia 29 em Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi o último a adotar a medida. Uma semana antes, o Plaza Avenida, de São José do Rio Preto, obteve decisão semelhante.

Os outros casos estão em Belo Horizonte e em São José dos Campos, em São Paulo.

Na capital mineira, dez queixas foram feitas à comissão do direito da criança e do adolescente da OAB depois que o Minas Shopping e o Estação BH passaram a barrar jovens desacompanhados.

Segundo a OAB, não havia até segunda-feira (4) decisão judicial favorável à proibição.

MUDANÇA DE PLANOS

Presidente da comissão, Renata Roman disse que no último domingo (3) cerca de 400 jovens foram barrados no Estação BH após marcarem um "rolezinho". O fato gerou tumulto na porta do local.

O Estação diz que o espaço e a operação não são planejados para receber eventos e aglomerações. O Minas alega que as ações são pontuais, para garantir a segurança.
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.