ensino superior

Termina nesta quinta-feira prazo de inscrição no Sisu

Segundo o último balanço do Ministério da Educação, até a noite da última quarta-feira (21), 2,3 milhões de estudantes fizeram a inscrição

Qui, 22/01/15 - 07h10

Termina nesta quinta-feira (22) o prazo para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tiraram 0 na redação podem se candidatar a vagas no ensino superior público na página do Sisu até as 23h59. As notas de corte podem ser consultadas no sistema. Elas não garantem a vaga ao candidato, são apenas uma referência. 

Segundo o último balanço do Ministério da Educação, até a noite da última quarta-feira (21), 2,3 milhões de estudantes fizeram a inscrição. A recomendação é que os interessados não deixem para a última hora. Em 2014, cerca de 6,2 milhões fizeram o Enem.

Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. O resultado será divulgado no dia 26. Os candidatos que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

Acesse o site do Sisu, aqui.

Cenário mineiro

Minas Gerais é o segundo Estado com o maior número de instituições cadastradas (18) nesta primeira etapa do Sisu, atrás apenas do Rio de Janeiro (19). O número de municípios atendidos, por sua vez, é isoladamente o maior do Brasil, com um total de 65. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul (52), Paraná (36) e São Paulo (25). No Estado, são ofertadas 24,9 mil vagas em 754 cursos, ligados a 18 instituições públicas de ensino.

“A oferta de vagas vai muito além da extensão territorial. Minas Gerais possui um número importante de centros de ensino. Além disso, o percentual de vagas oferecidas também cresceu em 2015. Esses são alguns dos fatores que colocam o nosso estado entre os primeiros na lista de vagas oferecidas”, ressalta o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa.

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é o destaque da rede estadual no Sisu, com quase 2.900 vagas disponibilizadas, com abrangência às regiões do Triângulo, Sul de Minas, Central, Centro-Oeste e Zona da Mata. Em 2014, foram apenas 427 vagas.

“O aumento expressivo no número de vagas está ligado a dois fatores importantes: o primeiro deles porque houve um aumento de 25% para 50% no número de vagas oferecidas em toda a rede. Além disso, foram absorvidas sete instituições de ensino em 2014, o que aumentou o campo de atuação da UEMG. São unidades nas cidades de Campanha, Carangola, Diamantina, Ituiutaba, Passos, Ibirité e Divinópolis”, explica o secretário.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.