emissão de avisos

Usuários do WhatsApp poderão receber alertas em caso de desastre no Brasil

Serviço disponibilizará dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação, e até avisos de ocorrências em outros estados

Por O Tempo
Publicado em 29 de junho de 2022 | 13:06
 
 
WhatsApp apresentou nesta terça-feira (25) instabilidade no mundo Allan White/Fotos Públicas

O Governo Federal anunciou que, em até 60 dias, a população brasileira poderá contar com um serviço de emissão de alertas em caso de desastres. A funcionalidade será disponibilizada por meio do WhatsApp.  

A iniciativa foi lançada, nesta quarta-feira (29), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com o aplicativo de mensagens e a Robbu. O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto. 

Para ter acesso ao serviço, o usuário terá que se cadastrar, a partir da disponibilização de um número, link ou código, e, em seguida, interagir com o chatbot. Na sequência, poderá compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber os alertas para aquela região. 

De acordo com o MDR, a pessoa também terá acesso a dicas de autoproteção, melhores rotas de evacuação no caso de um desastre, e até alertas ativos em outros estados do Brasil. “A iniciativa é inovadora no país, com foco no desenvolvimento da percepção de risco e, consequentemente, na prevenção de ocorrências graves'', informou o órgão.