Regra

Caminhões proibidos na orla 

Autarquia e Polícia Militar garantiram que trecho de avenida é sinalizado

Sex, 20/09/13 - 03h00
Divergência. Ciclistas questionam fiscalização falha no trânsito da Pampulha, BHTrans e polícia negam | Foto: Alex de Jesus/O Tempo

A manobra imprudente que provocou a morte do garoto Claiton Bernardes Cabral, 12, foi realizada por um veículo que poderia estar proibido de circular naquele ponto da avenida Otacílio Negrão de Lima, na Pampulha. O tráfego de caminhões com capacidade acima de 3,5 toneladas não é permitido naquele trecho da orla da lagoa, e a única exceção são veículos com autorização especial concedida pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte. (BHTrans). Como a carreta que matou Claiton não foi identificada, não é possível saber se ela contava com a autorização.

 

Em apenas 3,3 dos 18 km da avenida Otacílio Negrão de Lima, divididos em três trechos, é permitido o tráfego de caminhões. No restante da via, a autorização só é concedida a veículos que realizam serviços públicos ou particulares e que não contam com rotas alternativas para fazer a entrega de produtos. A autorização pode valer de um dia até um ano, dependendo da especificidade do solicitante.

A BHTrans informou ontem que a proibição da circulação de caminhões está sinalizada com placa instalada bem próximo ao local do acidente. De acordo com a empresa, nos oito primeiros meses deste ano, foram aplicadas 627 notificações a caminhões circulando na orla da Lagoa da Pampulha sem autorização. O número já é maior que o total de autuações aplicadas em todo ano passado – 622.

O comandante da 3ª companhia do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, capitão Murilo Brasil, destacou que a fiscalização no trecho é suficiente. “Temos um posto físico na orla que conta com policiais 24 horas, atentos a possíveis irregularidades. Além disso, contamos com viaturas que rodam toda a orla fazendo a fiscalização”, argumentou.

O motorista que for flagrado com o caminhão em um local proibido estará sujeito a multa de R$ 85,13, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ciclovia. No momento em que foi atropelado, Claiton Bernardes Cabral fazia a travessia da pista para ir a um encontro com ciclistas que se reúnem para pedalar pela cidade. Mesmo não estando na ciclovia da orla, o acidente voltou a levantar o questionamento sobre a qualidade das faixas destinadas às ciclovias que circundam a lagoa. Naquele ponto, a pista fica em cima do passeio e é estreita para o fluxo de bicicletas no local. “Em dias com muita movimentação, o local se torna perigoso, principalmente para quem não anda de bicicleta regularmente”, afirmou Guilherme Tampieri, integrante da Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo).


Saiba mais
- Proibição
A circulação de caminhões na Otacílio Negrão de Lima é permitida somente em três trechos da avenida. Entre a rua Elias Moyses e a rua Reginaldo Cunha Balaquer, entre a av. A e a av. Antônio Francisco Lisboa, e entre a av. Orsi Conceição e a av. Atlântica.

- Concessão Nos outros trechos, é preciso autorização especial da BHTrans. Atualmente, há 135 licenças para circulação de caminhões na orla da lagoa.

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