Agenda

Cerveja é cultura: Na folia com cerveja artesanal de BH e região

Cervejeiros contam com blocos e eventos voltados para o universo craft beer; ideal é folião dar preferência a estilos refrescantes

Dom, 24/02/19 - 03h00

Já é oficialmente Carnaval em Belo Horizonte. O público com o paladar mais exigente, que não abre mão de uma boa cerveja artesanal durante a folia, pode começar a preparar a agenda com blocos e eventos voltados para o universo cervejeiro e também pensar nos estilos que vai consumir.

“O Carnaval é tempo de extravasar, então se bebe um pouco mais. O ideal é escolher uma cerveja com graduação alcoólica mais baixa. Se você já está acostumado com amargor, uma american pale ale é bem legal, porque é leve, tem o cítrico dos lúpulos norte-americanos e a graduação alcoólica é baixa. Pra quem não gosta de amargor, uma witbier cai muito bem, porque é cítrica e levinha, dá pra tomar um volume maior e sair da mesmice”, afirma o beer sommelier Simon Bessa.

Buscar cervejas refrescantes é a dica do beer sommelier Heitor Silva. “Em geral, minhas recomendações são cervejas com teor alcoólico em torno de 5%, no máximo 6%, com boa ‘drinkability’ e que possuam capacidade de refrescância, porque BH é muito quente neste período”, diz.

Ele também recomenda o consumo de cervejas puro malte, ou seja, que possuem 100% de malte de cevada. Além disso, segundo ele, a hidratação é fundamental. “A gente recomenda o consumo de água intercalado com o consumo de cerveja, uma vez que a água ajuda a diluir o álcool no sangue, favorecendo o bem-estar do consumidor. Cervejas mais potentes e mais robustas devem ser evitadas para não estragar a festa do folião”, alerta Silva.

 

Rótulo em lata será lançado em bloco

A cerveja em lata é uma opção sustentável e mais segura do que as engarrafadas durante os blocos, além de gelar mais rapidamente e ser mais fácil de transportar. Algumas cervejarias prepararam rótulos no recipiente de alumínio que podem facilitar a vida do folião.

A Albanos vai lançar uma Pilsen em lata de 437 mL no bloco “Volta Belchior”, no sábado (2), no Santa Tereza, e no bloco Gato Escaldado, que sai no mesmo dia, no Sion.

Já a Krug Bier acaba de integrar à sua linha quatro rótulos em latas de 437 mL: Rancor (indian pale ale), Ignorância (american double IPA), Dry Stout nitrogenada e Krug 20 (international lager). O lançamento ocorreu na última terça-feira, na taberna Esopo.

Mas as latinhas também exigem atenção, principalmente quando a procedência for desconhecida, como as vendidas nas ruas por ambulantes.

 

Programação com o copo na mão

Novidade

A feira de cervejas artesanais Experimente fará um evento inédito com duração de quatro dias, de 2 a 5 de março, das 12h às 20h. A iniciativa será na rua Tenente Brito Melo, em frente à Filarmônica, e ao som do rock. Participam as cervejarias Confrades, Dünn, Mills, Mythic, Backer, Krug, Kud, Caraça, Laüt.

Bateria

No sábado (2), é dia do bloco Expresso Canadá, que se concentra em frente ao Mercado Cervejeiro, na avenida Montreal 232, Jardim Canadá, Nova Lima. O bloco já está ensaiando todos os sábados, ao som do Mandruvá Samba, aquecendo a bateria para o grande dia.

Pampulha

Já na região da Pampulha, o agito fica por conta do festival Junglebier, que ocorre no sábado (2) e no domingo (3), das 12h às 22h, no Parque Ecológico, com opção de voo de balão. As apresentações de sábado serão Fanfarra Ozadas (by Baiana Ozadas) e Banda Nêga, com participação especial de Karol, do Beiço do Wando; e no domingo tem Bloco Xibu, Grupo Baianeiros no trio elétrico e Thamyres Nunes OFC.

Orgulho

Na terça-feira (5) é a vez do tradicional bloco Me Bebe que sou Cervejeiro. Criado em 2015, ele vem acompanhado por um beer truck desfilando chopes artesanais da Läut, cervejaria oficial do bloco. A concentração começa às 12h, na rua Sergipe, em frente ao número 729, esquina com av. Brasil, bairro Funcionários, pertinho da praça da Liberdade.

Interior

Tambor. Para quem vai curtir o Carnaval de Pedro Leopoldo, a pedida é o bloco Ørc, regido pelo percussionista Samuel Braga. O tema deste ano é Resistência! Deixa o Povo ser Feliz, inspirado em uma música de Maurício Tizumba. O bloco vai ocupar a rua Otoni Alves, 273, no centro, às 13h, na segunda-feira (4), em frente à Casa Ørc, convidando Tizumba, Banda Kumpadres e Tamborzada, entre outros.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.