O Carnaval de Belo Horizonte é um laboratório e uma vitrine para bebidas criadas na cidade. A Xeque Mate, queridinha da folia que está nas ruas há quase uma década, tomou impulso com o Carnaval e abriu portas para outras empresas utilizarem a festa como trampolim para seus produtos. Quem chegou cedo ao Ensaio Geral, na avenida dos Andradas, na manhã deste sábado (12/01), pôde conferir uma novidade que quer ganhar o mercado em 2024: as latinhas da Fermentaria Lambe Lambe.

Desde às 8h, uma hora antes da concentração começar oficialmente, um carrinho carregado com 100 litros da bebida já estava parado na avenida, pronto para começar a distribuição do drink para as bandas do bloco com uma representante vestida com um maiô amarelo e uma flor igualmente amarela na cabeça. 

Conhecida principalmente por seu bar no Mercado Novo, que exibe um letreiro néon que diz “Me lambe”, a empresa preparou 100 mil latas de seu sabor mais popular: tangerina, limão e sal. “Combina com Carnaval”, rima a sócia e diretora comercial da marca, Kalinka Campos, que fez a distribuição pessoalmente. Com 6% de álcool, a base alcoólica é a fermentação natural da fruta, assim como o vinho. Só que, no caso, é uma fermentação induzida por leveduras.

“É uma bebida sem adição de conservantes, a cara do Carnaval. Dá para beber muito sem perder a festa. É uma bebida de fruta, e neste calorão vem trazer um refresco para o Carnaval”, descreve Campos. Durante a safra da pitaya, por exemplo, a marca compra quatro toneladas da fruta para estocar. A sugestão de preço de venda para os ambulantes é de R$ 13 a R$ 15 pela latinha de 355 ml.

A empresa abriu sua primeira unidade, com drinks direto da torneira, em 2021, no Mercado Novo. Desde então, inaugurou outras três — na galeria São Vicente, próximo ao Mercado, na Savassi e em Tiradentes. Só para o Carnaval, investiu cerca de R$ 200 mil. “É uma bebida nova, de uma marca pequena, então vamos chegando bem de mansinho, mostrando que sabemos fazer gostoso, como todo mineiro”, diz Campos. “A Xeque Mate e A Equilibrista [criadora do Gengibre da Rubra] com certeza são uma inspiração e abriram portas”.

Além da ação de distribuição de bebidas no Ensaio Geral, a marca tem parceria com alguns blocos independentes da cidade, como o Estagiários Brass Brand, previsto para desfilar na segunda de Carnaval (12/02). “A Lambe Lambe vem neste Carnaval como selo cultural, forte no apoio aos blocos independentes, sem patrocínio da prefeitura e de grandes marcas, entendendo que as marcas locais têm que ser apoiadoras”, conclui Campos.