Educação

20 mil alunos da rede pública estadual terão formação em negócios

Governo e fundação sem fins lucrativos vão fomentar a educação empreendedora para alunos do ensino médio de mais de 70 cidades do Estado

Ter, 05/09/17 - 18h57

Uma parceria entre o Governo de Minas Gerais e a fundação educativa sem fins lucrativos, Junior Achievement Minas Gerais (JAMG), vai fomentar a educação empreendedora de aproximadamente 20 mil alunos da rede pública do Estado.

Os órgãos assinaram nesta terça-feira (5), em Belo Horizonte, o programa “Meu Primeiro Negócio”, que visa possibilitar a milhares de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de 70 cidades mineiras, a experiência no mundo dos negócios, por meio de práticas mercadológicas em uma empresa modelo.

O programa, que terá a duração de 12 semanas, vai começar ainda neste mês de setembro e tem previsão de término para dezembro de 2018, o que correspondem a mais de 140 mil horas de estudos.

Segundo a assessoria de imprensa da Localiza, mais de 2.600 voluntários e professores serão os responsáveis por mediar a relação de aprendizado entre os alunos e o mundo dos negócios. Ainda de acordo com a assessoria, em cada escola, 30 alunos serão selecionados para participarem do programa, que acontecerá no contraturno escolar.

De acordo com o presidente do conselho consultivo da JAMG e diretor da Localiza, Eugênio Mattar, o projeto visa formar os futuros profissionais para o mercado de trabalho. “Os alunos serão orientados por profissionais capacitados para vencerem em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo”, comenta.

O diretor da JAMF contou à reportagem que metodologia aplicada vai apresentar aos alunos conceitos de mercado, como comercialização, marketing, finanças, recursos humanos e produção. E que, a ideia é que, caso os alunos tenham interesse em abrir o próprio negócio no futuro, eles recebam o apoio da entidade.



Parceria 

A assessoria informou ainda que o Programa Miniempresa já acontece no Brasil há 30 anos, e hoje, muitos dos ex alunos são empresários atuantes em diversos ramos. Não foram divulgados os valores gastos para efetivação do projeto.

Nesta pareceria, a Junior Achievement  será responsável pela metodologia do projeto, o Programa Miniempresa.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) vai executor o projeto, viabilizando o engajamento dos parceiros e o fortalecimento do ecossistema empreendedor de nosso estado.

E a Secretaria Estadual de Educação, além de mobilizar suas escolas, já trouxe seus professores para serem treinados e em cada escola haverá um professor que responderá pelo projeto.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.