ABAIXO-ASSINADO

Ação de reintegração de posse na ocupação Tina Martins gera manifesto

Documento já é assinado por mais de 100 pessoas; prédio é usado por organizadores do Movimento de Mulheres Olga Benário para atender mulheres vítimas de violência

Ter, 19/04/16 - 19h49

Para demonstrar apoio à ocupação Tina Martins, que está ameaçada por uma ordem de reintegração de posse, vários artistas, entidades, coletivos, intelectuais e alguns vereadores mineiros assinam um manifesto contra a ação.

A ocupação funciona no prédio da antiga Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no centro da capital. O prédio, que estava vazio, vem sendo usado por organizadores do Movimento de Mulheres Olga Benário para atender mulheres que moram nas ruas e que foram vítimas de alguma violência. (Clique aqui e leia a reportagem sobre a reintegração de posse).

 

Carregando...

Confira o texto do abaixo-assinado na íntegra:

"Nós, artistas, militantes, intelectuais e coletivos abaixo assinados, vimos, por meio deste, manifestar publicamente nosso apoio e solidariedade à Ocupação Tina Martins, localizada na Rua Guaicurus, número 315, no Centro de Belo Horizonte. Ameaçada por uma ordem de reintegração de posse, neste amargo mês de abril – em que a democracia brasileira e a classe trabalhadora sofrem com duros prenúncios de retrocesso –, a Ocupação tem se firmado como um espaço de resistência e luta pelos direitos das mulheres. Seria lamentável que um prédio em desuso e pertencente ao Governo Federal, localizado na Zona do Baixo meretrício da capital mineira, justamente onde mulheres são agredidas impunemente todos os dias, fosse palco de violência e desrespeito. Exigimos políticas públicas pela igualdade de gênero, exigimos que o espaço da Ocupação Tina Martins se torne um grande Centro de Referência para mulheres. Em um momento em que dois conspiradores de reputação deplorável se movimentam para apear da presidência a primeira mulher eleita pelo voto popular, sem indícios de crime de responsabilidade, evocamos a memória da lutadora Espertirina Martins, a valente operária do Rio Grande do Sul que foi protagonista nas greves de 1917 em Porto Alegre. Não recuaremos um centímetro. Nenhum direito a menos. Vida longa à Ocupação Tina Martins". 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.