NESTE SÁBADO

Agente penitenciário é feito refém em penitenciária de Valadares

Ninguém ficou ferido e o agente foi liberado depois de quatro horas sendo mantido refém

Por CAROLINA CAETANO / FRANSCINY ALVES
Publicado em 23 de abril de 2016 | 12:13
 
 

Após quatro horas sendo mantido refém por presos do regime semiaberto, o agente penitenciário Francisco Alves Marçal foi liberado na Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares, na região do Rio Doce. 

Para libertar o agente, os detentos pediram a presença do juiz da Vara de Execuções Penais da cidade, Thiago Colnago Cabral no local. Ele recebeu uma série de reivindicações dos presos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Marçal não foi ferido pelos presos. Ainda segundo a pasta, o motim, que envolveu seis presos, começou por volta das 11h30, quando se iniciava o horário da visita dos familiares dos detentos. Não havia nenhum familiar no local.

O refém recebeu atendimento na própria unidade, e os presos envolvidos sofrerão sanções administrativas, que ainda serão definidas pela direção da Penitenciária. Além disso, o caso será levado ao Poder Judiciário. Uma das causas do motim pode ter sido a instalação de bloqueadores de celulares no presídio nesta semana.

Conforme o Centro de Comunicações Operacionais (Copom) da Polícia Militar, o agente penitenciário foi algemado dentro de uma das celas em um pavilhão que tem cerca de cem presos. Ao todo, na penitenciária, são 800 detentos. 

Atualizada às 16h18.