Contagem

Água vaza há mais de 15h em avenida e Copasa não atende chamados

Moradores reclamam da demora no atendimento e se preocupam com a perda da água, em momento de crise no país; avenida parece um rio

Por Fernanda Viegas
Publicado em 30 de janeiro de 2015 | 09:26
 
 
Vazamento preocupa moradores, devido a crise hídrica Letícia Zanella/Webrepórter

Um vazamento de água, que durou pelo menos 16 horas, indignou os moradores da avenida Marte, no bairro Jardim Riacho das Pedras, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com os denunciantes, várias ligações já foram feitas para a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), desde o início da noite dessa quinta-feira (29), mas até as 9h desta sexta-feira (30), nenhum técnico da empresa esteve no local. A Copasa informou que o problema foi resolvido às 10h desta sexta.

"Todas as vezes que eu liguei, inclusive de madrugada, eles pediram o endereço, ponto de referência e disseram que a queixa estava registrada. Eles falam que vão vir e nada. Tinha que ser prioridade, eu acho", contou uma estudante que mora na avenida.

Segundo os moradores, a água ficou jorrando de uma calçada, à frente de um prédio residencial em construção. "A rua está tipo um rio. Colocaram uns pedaços de madeira, porque estava esguichando muito", detalhou.

Assista ao vídeo que flagra vazamento na avenida

A Copasa informou que depois da resolução do problema, às 10h, o abastecimento de água na região foi acontecendo de forma gradativa ao longo do dia. 

Essa semana, a companhia anunciou como uma das medidas para reduzir a perda da água. “Encontramos um cenário de grave sucateamento na operação do sistema. Vamos colocar equipes ativas que vão atuar para reduzir o índice de desperdício do sistema com vazamentos e ligações irregulares”, afirmou o diretor de Operações Metropolitanas da Copasa, Rômulo Perilli, no meio da semana.

Serão 40 equipes para atuar em toda a região metropolitana com equipamentos para controlar vazamentos. Com essa ação, a Copasa pretende ainda reduzir o tempo de atendimento para conter vazamentos denunciados pelos clientes, que atualmente é de nove horas.

Atualizada às 17h30.