Morte

Amigo de Rafa Silva morre de possível overdose após encontro com jogador

Jorge foi levado para o Hospital Risoleta Neves onde faleceu. No entanto, o hospital encaminhou o corpo do ex-jogador para o IML de BH

Por Alice Brito
Publicado em 02 de novembro de 2022 | 21:00
 
 
No boletim de ocorrência da Polícia Civil a morte do ex-jogador é tratada como "causa externa". Foto: Divulgação : Redes Sociais

O ex-jogador de futebol paranaense Jorge Balbino Junior, de 30 anos, morreu após passar mal na casa do jogador do Cruzeiro, Rafa Silva. O rapaz teria passado mal, na madrugada do último domingo (30), quando foi levado para o Hospital Risoleta Neves, onde faleceu no dia seguinte.

Segundo fontes da Polícia Civil, o quadro apresentado pelo corpo dá indícios de que a causa da morte teria sido uma overdose. Os exames de sangue ainda vão confirmar o diagnóstico e qual a substância que teria levado ao quadro (se foi o uso de algum medicamento em função de tratamento médico, por exemplo). 

Conforme o empresário do atleta do Cruzeiro,  Marcelo Mascagni, os dois amigos estavam na casa de Rafa Silva, quando o ex- jogador teria sofrido uma parada cardíaca. Ele teria sido levado para o Hospital Risoleta Neves, ficado internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e falecido de parada cardíaca. Após a morte de Jorge, o hospital enviou o corpo do ex-atleta para o IML de Belo Horizonte. 

"Os dois não estavam em uma festa. Eles estavam conversando na casa do Rafa, na madrugada de sábado (29) para domingo (30) quando Jorge deu uma parada cardíaca e nós o levamos para o Risoleta. Ele ficou no UTI, mas não aguentou. Não sei se ele já possuía alguma doença prévia, mas, como ele era um ex-atleta, pode ser que ele não estivesse se cuidando, como bebendo ou comendo muito. Como ele era muito jovem, não suportou a parada", pontuou Marcelo Mascagni. 

Investigação da possível overdose

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de BH para a realização de análises a respeito da causa da morte nesta quarta-feira (2). No boletim de ocorrência da Polícia Civil, consta que a morte do ex-jogador é tratada como "causa externa".

Entretanto, fontes diretamente ligadas às análises da causa da morte anteciparam à reportagem que, com base no quadro clínico do corpo, há indicações de possível overdose. Outros exames ainda estão em andamento para confirmação do diagnóstico e da caracterização da possível overdose - e se foi causada por combinação de medicamentos usados em algum tratamento ou por abuso recreativo de entorpecentes. 

"A pupila do ex-atleta apresentava dilatação extrema. O corpo ainda passará por necropsia com previsão de ser liberado para velório e sepultamento às 23h desta quarta-feira (2)", informou a fonte da polícia sob anonimato. Segundo a mesma fonte, o corpo de Jorge chegou ao IML sem diversos órgãos, retirados no próprio hospital para doação. 

Em nota, a Polícia Civil confirmou que o corpo de Jorge Balbino deu entrada no IML em BH no início da tarde e o exame necroscópico é conduzido pela corporação.

Já na manhã desta quinta-feira (3), a instituição policial informou que o corpo foi retirado do IML por familiares e que a finalização do laudo é aguardada para confirmar a causa da morte. "Outras informações serão repassadas com o avanço dos trabalhos", completou. 

Rafa Silva se manifesta nas redes sociais

Nas redes sociais, Rafa Silva se despediu do amigo com vídeos e fotos que os dois aparecem juntos. Conforme as postagens realizadas na última segunda-feira (31 de outubro) pelo jogador é possível perceber que eles seriam amigos de longa data.  Fãs e amigos de Rafa se solidarizam com a postagem que gerou milhares de curtidas e centenas de comentários. 

A assessoria do Hospital Risoleta Neves foi procurada, porém, a unidade informou que não pode repassar nenhum dado ou informação de pacientes. A assessoria do Cruzeiro também foi procurada e informou, apenas, que "se solidariza com o atleta e famílias" e que está "acompanhando o caso". 

Atualizada às 11h17 do dia 3 de novembro de 2022