Anastasia promete liberação de recursos do BDMG para cidades atingidas pela chuva

Sáb, 15/01/11 - 16h14

O governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia esteve durante este sábado (15) em vários municípios atingidos pela chuva no Sul de Minas, a região mais afetada do Estado. Na cidade de Carvalho, uma das mais assolada pelas inundações, o governador disse que o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), irá auxiliar os comerciantes que tiveram prejuízos provocados pelos temporais.

“Nós já tivemos isso no passado e nos últimos anos, o BDMG, através de um fundo estadual realizou esse apoio aos comerciantes, aos empresários, foi muito bem sucedido. Já tem três anos que esse fundo existe e nós vamos repetir isso para o comércio das cidades atingidas”, disse o governador.

Mas em meio à tragédia, o governado também foi incisivo sobre o problema da moradia em locais de perigo. Segundo ele, é necessário que essas famílias sejam removidas para evitar que uma tragédia maior aconteça. “O mais importante nesse momento é retirar, de modo definitivo, as pessoas que moram em áreas de risco, porque a prioridade sempre do Governo do Estado e das prefeituras é no sentido de salvar as vidas humanas. E, no segundo momento, naturalmente, minimizar os efeitos das enchentes, das cheias dos rios, especialmente, que levam também a perdas materiais. Então, o objetivo fundamental é orientar as prefeituras e trabalhar articulado para retirar as famílias daquelas áreas perigosas”, informou.

Em todo o Estado, 80 municípios já decretaram situação de emergência desde o início do período chuvoso. Segundo a Defesa Civil, outros 48 municípios foram atingidos por chuvas fortes e ventos mas não estão em estado de alerta. O número de desalojados em todo o estado já chega a 17.140 e, desse total, 2.360 perderam suas casas.
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.