Sul de Minas

Após liberar turismo, Camanducaia volta a fechar atividades não essenciais

Cidade, que abriga distrito turístico de Monte Verde, registrou aumento no número de casos de coronavírus nos últimos dias

Dom, 24/05/20 - 09h04
Variedades de chocolates, queijos, doces e vinhos fazem de Monte Verde um prato cheio para os turistas | Foto: AHPMV/DIVULGAÇÃO

Após publicar um decreto, nesta semana, liberando a entrada e a circulação de turistas com hospedagem comprovada, Camanducaia, no Sul de Minas, vai voltar a restringir a atividade de hotéis, pousadas e similares a partir desta segunda-feira (25). O município abriga o distrito turístico de Monte Verde, que costuma atrair visitantes nesta época do ano por causa das baixas temperaturas.

De acordo com o decreto 113, serão proibidas a entrada, a circulação e a permanência de todos os veículos com placas de outros municípios em Camanducaia, exceto em caso de comprovação de residência definitiva ou trabalho na cidade. Veículos destinados ao transporte de cargas também podem acessar o município.

O texto recomenda que as pessoas que já estiverem hospedadas na cidade realizem o check-out até esta segunda-feira, mas elas têm autorização para permanecer no município até o final da reserva, desde que respeitem as normas decretadas.

O endurecimento das regras se deu após o aumento de casos de coronavírus em Camanducaia. No dia 20 de maio, eram 25 registros confirmados na cidade. Três dias depois, neste sábado (23), eram 40, segundo números da prefeitura.

"São sete dias que a gente vai precisar desse esforço e da compreensão da nossa população e, depois, a gente volta de forma gradual de novo. Estamos, junto à Secretaria de Estado de Saúde, traçando um plano para ter uma definição mais clara, principalmente em relação ao turismo. A gente sabe todo o transtorno que causa, muitas vezes as pessoas já têm reservas e precisam cancelar, vamos avaliar ao longo da semana", afirmou o prefeito Edmar Dias, em entrevista publicada nas redes sociais do município.

As medidas são válidas até o próximo domingo (31). Nesse período, apenas atividades consideradas essenciais, como farmácias, supermercados, padarias e postos de combustível, poderão funcionar em Camanducaia. Haverá, ainda, toque de recolher diário, entre as 19h e as 6h.

O consumo de bebidas alcoólicas será proibido em locais públicos, e o uso de máscara permanece obrigatório.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.