ACIDENTE AÉREO

Após queda de avião com prefeito, deputados visitam Tumiritinga

Integrantes do acampamento aceitaram proposta de deixar a fazenda, que foi feita pelos parlamentares, porém pediram concessão, pelo governo, de um auxílio-moradia

Qua, 15/07/15 - 09h41

Os deputados estaduais Cristiano Silveira e Rogério Correia, ambos do PT e integrantes da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deslocaram, na manhã desta quarta-feira (15), para Tumiritinga, na região do Rio Doce, local da queda de uma aeronave. Duas pessoas morreram, entre elas o prefeito de Central de Minas, Genil Mata da Cruz (PP), de 39 anos.

De acordo com a assessoria de Silveira, a equipe, formada ainda pelo  superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Gilson de Souza, e o Diretor Técnico da Ruralminas, Alexandre Chumbinho, chegaram em Governador Valadares no fim da manhã. De lá, eles seguem para o município vizinho, local do acidente.

Durante a visita, os deputados conversaram com líderes do acampamento Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) instalados na fazenda, onde aconteceu o acidente. As mais de cem famílias foram orientadas a desocupar a área, por questão de segurança e para aliviar as tensões sociais, agravadas após o acidente.

Conforme informações da assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), os integrantes do acampamento aceitaram a proposta, porém pediram a concessão, pelo governo, de um auxílio-moradia. A indicação, por parte do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de um outro local para se instalarem foi outra exigência. Também foi solicitado a presença de policiais militares no terreno, até que desocupem a área. 

Os integrantes do MST também foram visitados pelo superintendente regional do Incra, Gilson de Souza, pelo diretor de Conflitos Rurais da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Wilton Miranda, pelo diretor-técnico da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), Alexandre de Lima Chumbinho, e pelo tenente-coronel Menezes, do Comando da Polícia Militar da região.

 

Nessa terça-feira (14), o  Presidente da Comissão de Direitos da ALMG, Cristiano Silveira, acionou o Ministério Público para acompanhar a questão de disputas de terras envolvendo a área. 

Acidente

A queda do avião aconteceu no fim da tarde dessa terça-feira (14). As vítimas sobrevoavam uma fazenda do político, onde integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) montaram acampamento.

Moradores da região contaram à Polícia Militar que dois aviões de pequeno porte sobrevoavam uma área de 400 mil m². Segundo testemunhas, os ocupantes de um dos monomotores jogavam explosivos na ocupação, quando o piloto perdeu o controle e caiu.

Uma outra versão apresentada por moradores à polícia dá conta que integrantes do MST teriam atirado contra a aeronave, que veio a cair. 

FOTO: Divulgação PM
Avião cai em Tumiritinga e deixou duas pessoas mortas

Veja o vídeo feito momentos após o acidente:

 

 

 

Atualizada às 20h56.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.