Savassi

Após reclamações, ciclovia da rua Fernandes Tourinho é readequada

A pista exclusiva para ciclistas ficava entre o estacionamento de veículos e a rua; agora, a ciclovia ficará entre o passeio e o estacionamento, segregada do tráfego

Ter, 17/03/15 - 18h33
Na noite desta segunda-feira (16) ciclistas flagraram funcionários encobrindo a ciclovia | Foto: MARCELLO CARDOSO / WEB REPÓRTER

Os ciclistas que passam pela rua Fernandes Tourinho, na Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, desde esta segunda-feira (16) podem se assustar ao ver a ciclovia sendo coberta por asfalto. Apesar do susto inicial, na realidade a notícia é boa para quem busca um transporte alternativo no dia-a-dia, já que pista exclusiva está sendo readequada para trazer mais segurança aos usuários. 

De acordo com a empresa que administra o trânsito da capital, a ciclovia foi implantada em meados de 2012 e, logo após a instalação, surgiram inúmeras reclamações dos usuários, já que ela ficava entre a rua e o estacionamento de veículos.

Diante disso, ainda segundo a empresa que administra o trânsito na capital, ficou acertado que quando fosse necessário fazer um recapeamento na via seria feita a readequação da ciclovia, deixando-a entre o passeio e o estacionamento dos carros. 

Agora, a pista ficará segregada do tráfego geral e do estacionamento, oferecendo assim mais segurança para os usuários. As obras estão sendo feitas no período da noite, justamente para não prejudicar o trânsito na via. 

Outras ciclovias

Ainda conforme a BHTrans, uma licitação foi realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para a construção de seis novas ciclovias em Belo Horizonte. A empresa está acompanhando o desenvolvimento das obras.

Os locais das novas pistas para ciclistas foram escolhidos pela própria ANTP dentre aqueles listados no Programa Pedala BH. Essas regiões foram contempladas por apresentarem um volume maior de deslocamentos por bicicletas e para propiciar a ligação desse modal com o transporte coletivo.

Já com recursos da empresa municipal, está sendo implantada uma ciclovia na avenida Olinto Meireles, no Barreiro, com 4,3 quilômetros de extensão. A previsão é de que tanto as obras da ANTP quando da empresa de transportes fiquem prontas ainda no primeiro semestre 

 Por fim, a BHTrans afirma que trabalha com o horizonte de a cidade ter  240 quilômetros de ciclovias até o final de 2016.

Veja onde ficarão as seis novas ciclovias:

Barreiro: Avenida Valdir Soeiro Emrich e avenida Senador Levindo Coelho (estão com 70% das obras concluídas)

Venda Nova: Avenida Elias Antônio Issa (80% concluída), avenida Ministro Oliveira Salazar, avenida Augusto dos Anjos e avenida João Samaha (80% concluída)

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.