Sem acordo

Após reunião com Detran, veto a carros de som permanece para o Carnaval de BH

PM barrou 15 dos 30 carros de som que, até então, seriam usados na folia da capital

Qui, 20/02/20 - 17h16

Ouça a notícia

Após reunião na Cidade Administrativa na tarde desta quinta-feira (20), o Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) afirmou que manterá o veto aos carros de som que não apresentarem a documentação necessária para desfilar no Carnaval de BH.

Membros do departamento e outras autoridades se reuniram com integrantes dos blocos de Belo Horizonte para resolver o impasse, mas não houve acordo.

Uma força-tarefa será montada no órgão para que as locadoras de veículos possam apresentar a documentação necessária para que os carros de som desfilem no Carnaval de Belo Horizonte.

“O Detran está desde terça-feira aguardando que os representantes dos blocos e os proprietários dos veículos vão até órgão para apresentar a documentação necessária. O Detran vai atender quem tem a documentação correta. Até amanhã (sexta) às 19h e até mesmo no sábado para que possamos verificar toda a documentação e se estiver correta vamos permitir que o veículo saia, mas temos que seguir a lei”, explicou Kleverson Resende, chefe do Detran-MG. 

Segundo Resende, o veto é devido à falta de documentação que comprove que os veículo adotados pelos blocos como carro de som seguiram as determinações de segurança na transformação. 

“Um veículo que é utilizado, como exemplo, um reboque que foi apreendido. Se o bloco quer utilizá-lo como carro de som durante o carnaval, o proprietário precisa procurar uma empresa que vai dar um certificado de adequação ai com esse certificado o Detran dá uma autorização para que esse carro passe por uma empresa de inspeção que verificará a segurança do veículo, se houver um laudo comprovando a segurança o Detran emite uma certidão de transformação”, afirmou. 

A Polícia Militar de Minas Gerais também participou da reunião e afirmou que fará cumprir a determinação e não permitirá que carros de som sem documentação necessária desfile no carnaval. 

“Existe uma legislação federal que regula isso e essa legislação precisa ser cumprida. Cabe à Polícia Militar proteger o cidadão por meio da fiscalização. O Detran dando a certificação para esses carros a PM vai fazer a vistoria e liberar o carro, mas caso não haja o documento, a polícia não vai abrir mão, o carro vai ser detido e removido para o pátio”, ressaltou, o coronel Giovanne Gomes da Silva, comandante geral da PMMG.

Questionado sobre a presença dos mesmos carros vetados nos carnavais passados, o comandante afirmou que não chegou ao conhecimento da PM a presença de veículos irregulares. 

“Eu já era comandante no carnaval passado, mas esses fatos não chegaram à PM, caso no ano passado fosse sabido que haviam carros sem documentação a postura teria sido a mesma”, garantiu.  

Blocos reivindicam

Na tarde dessa quinta-feira, um dos blocos mais tradicionais de Belo Horizonte, o Juventude Bronzeada, anunciou em suas redes sociais que, devido ao impasse dos carros de som, o desfile estaria cancelado. Mesmo com o anúncio da força-tarefa para fiscalizar os carros, o produtor do bloco, Igor Silva afirma que a posição de não desfilar está mantida.

“Hoje o cortejo do Juventude Brozeada está cancelado. Nós estamos decepcionados por ter que fazer isso, pela primeira vez em sete anos, mas foi necessário. Porque a gente não acha justo que a gente esteja na preparação do carnaval desde setembro do ano passado, com várias reuniões com todos os blocos competentes, BHTrans, Belotur, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e hoje foi necessário fazer isso. Não é justo com o nosso trabalho de um ano ter que correr atrás de outro trio, ter que levantar verba para alugar um trio maior, que não é das nossas características, então achamos por bem cancelar”, pontou Igor Silva.

Segundo Silva, desde 2019, todas as documentações pedidas pelos órgaõs os representantes dos blocos entregaram. 

"Nós estamos trabalhando no carnaval 2020 desde 2019. Seguimos todas as determinações da BH Trans que emitiu um documento que permite que possamos colocar o carro na rua, mas às vésperas do carnaval esse documento não é mais aceito pelo Detran. Então, temos uma empresa licenciada pela BH Trans que emitiu um laudo atestando a segurança que não está sendo aceito pelo Detran", afirma. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.