Boletim

Após semana com altas, taxa de transmissão da Covid volta a cair em BH

O índice passou de 0,98 na quinta-feira (21) para 0,94 nesta sexta (22), se afastando do nível de atenção

Sex, 22/10/21 - 18h47
No momento crítico da pandemia no país, ainda é possível ver pessoas sem máscara em BH | Foto: Ramon Bitencourt 16/03/2020

O indicador que mede a taxa de transmissão da Covid-19 apresentou queda nesta sexta-feira (22) em Belo Horizonte. O número médio de transmissão por infectado (RT), que vinha apresentando altas sucessivas desde o último fim de semana, passou de 0,98 na quinta-feira (21) para 0,94 nesta sexta-feira (22), segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Isso indica que, a cada 100 pessoas infectadas, outras 94 acabam pegando a doença. Há uma semana atrás, entre os dias 14 e 15, o indicador chegou a ficar em 0,89, após dias de queda, mas começou a subir novamente. O indicador passa para o nível amarelo quando está acima de 1, e, vermelho, a partir de 1,2.

Além do RT, outro indicador que apresentou queda foi o de ocupação dos leitos de enfermaria da Covid-19. Ele passou de 40% para 39,1% nesta sexta.

Já o índice de ocupação dos leitos de UTI para o novo coronavírus sofream aumento. O número passou de 46,6% para 48%. apesar disso, todos os indicadores seguem no nível verde, o de menor preocupação.

Número de mortos diminuiu

No boletim da PBH desta sexta, o número total de mortes por Covid-19 apresentou uma redução de 13 óbitos, passando de 6.876 para 6.863.

Conforme o município, isso ocorreu após "correções de inconsistências nas bases dos sistemas SIVEP Gripe e e-SUS, banco de dados DATASUS/Ministério da Saúde".

O número de pessoas completamente imunizadas (com duas doses ou vacina de dose única) chegou a 57,9% na capital mineira. Já quando se trata de vacinados com apenas uma dose ou dose única, a porcentagem chega a 82,4%.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.