Defesa animal

Aprovado projeto que substitui cavalos de carroceiros por motos em BH

Texto prevê a troca dos animais por veículos motorizados em até dois anos em Belo Horizonte

Seg, 03/07/17 - 18h56

Foi aprovado na tarde desta segunda-feira (03) na Câmara Municipal de Belo Horizonte o projeto de lei que vista a substituição de veículos de tração animal por veículos motorizados. A proposta, de autoria do vereador Osvaldo Lopes (PHS), foi aprovado em primeiro turno na Casa.

Foram 33 votos favoráveis, duas abstenções, e um voto contrário, O presidente do Legislativo, Henrique Braga (PSDB), não vota.

De acordo com Osvaldo Lopes, a capital mineira tem 2.357 carroceiros cadastrados. "Então, esses carroceiros vão ser contemplados, num período de dois anos - que é o prazo que está estipulado no projeto para essa substituição -, com um veículo motorizado. Esse veículo é uma moto com uma caçamba acoplada para fazer o transporte, que hoje é feito pelo cavalo", afirmou.

Após a aprovação do texto, o vereador agradeceu aos colegas emocionado. "Belo Horizonte vive um retrocesso na causa animal, e essa foi a nossa primeira vitória, de muitas que estão por vir. Estou na proteção animal desde os 12 anos de idade, então são 37 anos resgatando animais de rua. Então, de repente vem uma conquista dessa? Já passou diversas vezes um projeto como esse na Câmara, e não foram aprovados, e hoje eu consigo? Então, eu me emociono muito", declarou.

O projeto precisa ser aprovado em segundo turno para ser enviado ao prefeito, Alexandre Kalil (PHS). Segundo Lopes, o prefeito está "muito sensível" a causa. Por isso, acredita que o texto vai ser sancionado. "Acho que nós vamos fechar com chave de ouro, e o projeto vai ser sancionado", acredita. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.