Delícias Mineiras

Arraial de Belo Horizonte terá pratos premiados em concurso de gastronomia

Pratos juninos estarão disponíveis durante a festa e serão vendidos a preços populares

Por Guilherme Gurgel
Publicado em 16 de julho de 2022 | 12:07
 
 
Festa terá pratos juninos premiados em concurso Foto: Videopress Produtora

O Arraial de Belo Horizonte está voltando e vem com comida boa. Além dos clássicos, como canjica e tropeiro, uma Vila Gastronômica no evento vai servir os cinco pratos vencedores do 3° Concurso Prato Junino. Os ganhadores foram escolhidos dentre 30 pratos inscritos. A competição reuniu alunos das faculdades de gastronomia UNA, Uninassau-Umiveritas, Promove, Estácio de Sá e Senac.

Nos dias de evento, os pratos serão vendidos à preços populares. A 43° edição do evento acontece na Praça da Estação, no centro de BH, nos dias 29 a 31 de julho, 6 e 7 de agosto e 13 e 14 de agosto.

A estudante de gastronomia do Senac, Ester Candida, de 35 anos, foi uma das selecionadas. O "Bolinho Tão João" feito por ela leva uma base cremosa de milho verde, com cobertura de brigadeiro de canela e um crocante de canjiquinha. "Foi inspirado em um bolo que minha mãe fazia, usando o milho em conserva. Então, eu fiz uma adaptação de um bolo bem gostoso que ela faz", explica.

Gilberto Castro, presidente da Belotur, acredita que a valorização da culinária mineira tem papel central no Arraial. "A gastronomia, a música e a quadrilha. Essa é a tríade que a gente entende para uma festa junina", detalha.

Veja os pratos vencedores do 3º Concurso Prato Junino

Rubim de açúcar

Três mini tartelletes de farinha de tapioca com pipoca caramelada recheadas de cocada de fita cremosa, brigadeiro de pé de moleque e maçã do amor.

Criação de Anna Laura Lacerda Benevides Dutra

Canjiquinha solta

Canjiquinha solta (igual arroz) com salsa, cebolinha e bacon, copa lombo assado e molho de rapadura com cachaça.

Criação de Amanda Pereira Souto, Júlia Raquel de Paula Oliveira, Thalles Vinicius Batista Pereira e Viviane Domingos

Porco Bá

Sanduíche de broinha de fubá de canjica com refogado de costelinha e limonete de ora-pró-nobis.

Criação de Ana Luiza Borelli, Bruna Mendes Oliveira, Eduardo Murilo Pinheiro Homobono, Julia Menezes Antunes e Michelle Françoele Caetano de Oliveira

Bolinho Tão João

Bolinho com base cremosa de milho verde, cobertura de brigadeiro de canela e um crocante de canjiquinha feito com leite e flor de sal.

Criação de Ester Cândida Pereira Da Silva

Caminhos de Minas

Tropeiro feito com feijão fradinho e farinha biju; acompanha uma gema empanada mole, couve crispy, tiras de lombo e torresmo pururuca.

Criação de Arla Alves Miranda, Cássio Ferreira Alecrim, Daniela Wendy Marra, Elizandro Moreira de Azevedo e Lívia Caroline Bruno Alecrim

A volta do Arraial 

O Arraial de Belo Horizonte volta às ruas, depois de dois anos sendo realizado em formato virtual. A novidade para este ano é o Festival Nacional de Quadrilhas, que reúne dançarinos de até 18 estados. A competição também contribuiu para o crescimento da festa, que agora conta com um fim de semana a mais.

"A palavra que resume é alegria. Depois de tanta coisa ruim no país. É o grande evento público nas ruas de Belo Horizonte. A gente espera uma grande festa", conclui o presidente da Belotur.