Confusão

Arrastão em evento na praça do Papa mobiliza PM na região Centro-Sul

Segundo testemunhas, várias pessoas que estavam na praça tiveram pertences roubados e apanharam no meio da confusão; no local acontecia um evento batizado como 'Of Colors Neon'

Dom, 14/09/14 - 18h37

Milhares de adolescentes se envolveram em um arrastão na praça do Papa, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na tarde deste domingo (14). Segundo testemunhas, várias pessoas que estavam na praça tiveram pertences roubados e apanharam no meio da confusão. No local, acontecia o evento "Of Colors Neon", marcado pelo Facebook, em evento que tinha 17 mil confirmados. Uma adolescente que estava no local contou à reportagem de O TEMPO que o tumulto começou por volta de 18h e que a polícia chegou ao local atirando bombas e balas de borracha.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), cerca de 10 mil pessoas desceram em direção à avenida Afonso Pena, próximo à praça da Bandeira. Ainda não se sabe o que teria iniciado a confusão. Até as 19h30, ninguém havia sido preso e, apesar de a PM ter recebido vários chamados via 190 informando sobre roubo de celulares e correntinhas de ouro, nenhum boletim de ocorrência havia sido formalmente registrado. A praça do Papa ficou com muita sujeira e algumas pichações, mas, no início da noite, havia poucas pessoas no local, que se esvaziou com corre-corre e tumulto pouco depois das 18h. Segundo a PM, o evento não era oficial e não tinha registro, por isso, não contava com reforço no policiamento.

Vários relatos de atos de vandalismo, assaltos e brigas tomaram conta das redes sociais. "Me senti em um ataque terrorista", escreveu um dos convidados na página oficial do evento no Facebook. "Tudo tranquilo no começo, gente bacana, povo se divertindo e tal. Aí chegam AQUELES que vocês sabem quem são; primeiro começaram a cantarolar um nome de gangue e jogar garrafa pra cima, depois começaram as brigas e roubo de celular. Vi roubando dois celulares na minha frente. Mais uma vez, AQUELAS mesmas pessoas estragam mais um evento cultural em BH. Sempre aquelas mesmas pessoas", escreveu outro internauta. A página do evento no Facebook foi retirada do ar na noite desse domingo.

Atualizada às 20h12

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.