Recomendação

Associação Mineira de Municípios alerta prefeitos a liberarem acesso às cidades

Entidade diz que a medida é pouco efetiva no combate ao coronavírus e que pode gerar desabastecimento para a população local

Por Sávio Gabriel
Publicado em 24 de março de 2020 | 14:06
 
 

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, fez um alerta aos prefeitos de Minas que fecharam o acesso às respectivas cidades devido à pandemia do coronavírus. Em um vídeo que está sendo divulgado aos gestores, Julvan alerta que a medida é ineficaz no combate à doença e pode trazer consequências graves para a população das cidades. A entidade orienta que os bloqueios totais de acesso sejam desfeitos e que as cidades adotem um controle de acesso por meio de barreiras sanitárias.

"Temos que ter muito cuidado com isso. A efetividade dessa ação para combater o vírus não é tão grande quanto o desgaste que isso dá. Podemos fazer como muitos estão fazendo, que são barreiras sanitárias. Mas impedir a entrada de pessoas nas cidades pode gerar desabastecimento", alertou, ressaltando que a medida pode resultar até mesmo na queda de fornecimento de energia, já a medida impediria até mesmo técnicos da Cemig de acessar os municípios. "Que tem que fechar (as portas) é o povo dentro de casa", reforçou.

Atualmente, 65 municípios mineiros restringiram o acesso, de acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Nesta segunda-feira (23), a entidade recomendou que os respectivos prefeitos suspendessem a medida e deu um prazo de 24 horas para que as cidades informem se vão ou não acatar a orientação do órgão.