Lama

Atuante contra mineradora, secretária de Brumadinho morre na tragédia

Também coordenadora do curso de Direito da Asa, Sirlei de Brito Ribeiro estava em casa no momento do rompimento da barragem

Por Aline Diniz
Publicado em 29 de janeiro de 2019 | 20:41
 
 
Atuante contra mineradora, secretária de Brumadinho morre na tragédia Foto: Arquivo Pessoal

A secretária de Desenvolvimento Social da prefeitura de Brumadinho, Sirlei de Brito Ribeiro, é uma das vítimas da tragédia que aconteceu na última sexta-feira. A reportagem de O TEMPO conversou com o irmão dela, Simonal Batista Ribeiro. Ele confirmou que foi encontrado um corpo que pode ser da irmã, mas preferiu não dar detalhes.

"É uma situação muito difícil, não consigo falar agora", disse. O corpo está no Instituto Médico Legal (IML).  Pelas redes sociais, a irmã de Sirlei confirmou que o corpo da mulher foi identificado, apesar de até a noite desta terça-feira não constar na lista oficial dos mortos.

Além de secretária, Sirlei era coordenadora do curso de Direito da faculdade Asa. "Ela é uma professora muito querida, atenciosa. Estamos muito tristes", contou uma aluna, sob a condição de anonimato.

A vítima estava em casa na hora da tragédia. Ela morava a cerca de 500 metros da mina da Vale. Duas pessoas estavam com a secretária no momento da catástrofe, mas conseguiram fugir. Uma das atuações da coordenadora era justamente contra a ação das mineradoras. 

Ela gostava de animais e construiu o sítio, conforme moradores, para ter mais contato com eles. No Facebook da vítima, há várias declarações de solidariedade. "Uma grande amiga, grande coordenadora do curso de Direito. Deixa grande ensinamento é um sorriso que todos os alunos da faculdade Asa nunca irão esquecer", escreveu Marcos Túlio Oliveira.

 

Atualizada às 21h27