SAÚDE E SEGURANÇA

Auditores do trabalho fiscalizam frigorífico de Betim, na Grande BH

Nove fiscais atuam na operação, que ocorre nesta terça (23)

Publicado em 23 de abril de 2024 | 14:35

 
 
normal

Nove auditores do trabalho realizam, nesta terça-feira (23 de abril), uma operação em um frigorífico localizado no bairro Imbiruçu, em Betim, na região metropolitana de BH. O objetivo da ação é verificar a situação da saúde ocupacional dos colaboradores, de acordo com informações divulgadas pela Superintendência Regional do Trabalho, ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego. 

Os fiscais também planejam fazer o reconhecimento adequado de casos de doenças relacionadas ao trabalho e orientar quanto à emissão correta da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT).

Outros focos da inspeção ao Frigobet são: a jornada de trabalho, máquinas e equipamentos, caldeira e vasos de pressão e a ergonomia, que é o entendimento da relação das pessoas com as máquinas. 

Segundo o auditor-fiscal, Francisco Alves dos Reis Júnior, o setor de frigoríficos é o que mais afasta funcionários por doenças relacionadas ao trabalho no Brasil. “A fiscalização é muito complexa. Essa visita foi planejada pela Superintendência Regional do Trabalho (AFT), de acordo com dados de pesquisas realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, justamente para prevenir o acometimento de doenças e acidentes de trabalho”, destacou Júnior.

Entre as doenças notificadas mais recorrentes, está a Lesão por Esforço Repetitivo/ Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (LER-Dort).

O auditor-fiscal ainda destaca que é comum a subnotificação das empresas caso os trabalhadores sejam acometidos por alguma doença relacionada ao trabalho, o que cria uma informação irreal sobre o grau de adoecimento no local. Ele destaca que, em caso de suspeita, os trabalhadores devem ser encaminhados à Previdência Social para estabelecimento do nexo causal, além da emissão da CAT.