Alerta

Bebê de 1 ano vacinado contra sarampo pega doença em Belo Horizonte

Além da criança, outras três pessoas contraíram a enfermidade desde início de janeiro deste ano

Por Laura Maria
Publicado em 07 de agosto de 2019 | 20:14
 
 
Crianças será vacinadas neste sábado.

Desde o início do ano, foram registrados quatro casos confirmados de sarampo em Minas Gerais. O número representa 2,1% dos 190 casos suspeitos da doença notificados por 73 municípios do Estado. A informação foi divulgada em boletim epidemiológico pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta quarta-feira (7). 

Dentre as quatro vítimas, está um bebê de 1 ano. Segundo a SES-MG, a criança foi vacinada contra a doença em novembro do ano passado e começou a sentir os sintomas em fevereiro de 2019. O bebê, que frequenta uma EMEI, circulou entre as cidades de Carmópolis de Minas e Contagem, na região metropolitana, durante o período de incubação da doença.

A criança foi atendida em uma UPA. O órgão disse que não há evidência que o bebê tenha transmitido a doença para outras pessoas. Além disso, não foi possível identificar o genótipo do sarampo que a contaminou.

A reportagem entrou em contato com o órgão para esclarecer os motivos que podem ter levado a criança a contrair a doença mesmo imunizada, mas as ligações não foram atendidas. O boletim não informou em qual bairro a criança mora.

Outras vítimas 

Segundo a SES-MG, o primeiro caso confirmado é de um italiano, morador de Betim, que viajou recentemente para o seu país de origem e para a Croácia. O homem chegou a ficar hospitalizado, e amostras do sangue dele foram coletadas e analisadas pela Funed. O caso foi considerado como importado.

Outras duas vítimas são um gesseiro, de 25 anos, que mora em Contagem desde o fim de janeiro, quando se mudou de Trindade (PE), e uma adolescente, de 13 anos, portadora de Lúpus, que mora em BH, mas esteve em Porto Seguro (BA) e Almenara em janeiro.

Outros casos

Outros 51 casos da doença estão sob investigação. Das 190 notificações, 135 foram descartadas.