Igreja católica

Belo Horizonte tem novo bispo auxiliar ordenado

Cerimônia da ordenação episcopal de Dom Vicente de Paula Ferreira foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo e aconteceu Matriz Paroquial São José, no centro da cidade

Sáb, 27/05/17 - 17h32

A capital mineira tem um novo bispo auxiliar. Foi celebrada na manhã de sexta-feira (26) pela arquidiocese de Belo Horizonte e pela Congregação Redentorista, a ordenação episcopal de Dom Vicente de Paula Ferreira, 46. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo e aconteceu Matriz Paroquial São José, no centro da cidade. Um número grande de fiéis participou da Missa, que ficou lotada, além de bispos e padres de várias cidades do país.

Durante a homilia, Dom Walmor destacou a missão de Dom Vicente à frente do Vicariato Episcopal para a Ação Missionária. “Temos consciência de nosso desafio enorme, em muitas direções, principalmente com relação às Vilas e Favelas. Na arquidiocese de Belo Horizonte, temos mais de 500 mil pessoas que moram nesses locais e precisamos estar presentes em todas elas”, disse o arcebispo.

Dom Walmor ainda prosseguiu. “Tenho certeza de que nesta frente, e em outras importantes, como o acompanhamento do Vale do Paraopeba, que é uma área rural, nós vamos ter grandes avanços missionários com o trabalho de Dom Vicente”, falou Dom Walmor.

Logo após o rito de ordenação, o novo bispo auxiliar, Dom Vicente, abençoou os fiéis e recebeu o abraço dos pais. Emocionado, ele agradeceu familiares, amigos e todos os presentes. “Estou muito feliz. Sei da responsabilidade do trabalho, mas ao mesmo tempo reconheço que Deus vai nos conduzindo. No dia de hoje, o coração fica cheio de coisas boas e peço que todos vocês rezem por mim”, falou Dom Vicente.

Histórico. Dom Vicente nasceu na cidade de Alegre, no Espírito Santo em 21 de outubro de 1970. O religioso é doutor em ciência da religião pela Universidade de Juiz de Fora, na zona da Mata. Ele fez ainda estágio pós-doutoral em teologia na Faculdade Jesuíta (FAJE). Autor de várias obras, Dom Vicente integra a Congregação Redentorista e foi ordenado padre em 1996.

Vivências. Nos seus 25 anos de vida religiosa, dom Vicente atuou na Congregação Redentorista em três estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Diferença. Para a Igreja Católica, os bispos são os sucessores dos apóstolos como “pastores da Igreja”. A diferença do arcebispo é que ele assume uma missão considerada talvez mais importante para a Igreja, ou pelo menos que exige uma responsabilidade ainda maior. Porém, a maioria dos arcebispos recebe esse título porque administra uma diocese reconhecida como das mais importantes, seja por causa do número de fiéis, pela extensão de seu território ou por questões históricas – o que, na verdade, é uma “arquidiocese”.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.