Investação

Besouros prejudicam o desenvolvimento de 77 árvores em BH

Há cerca de cinco meses, iniciou-se um surto populacional dos insetos, influenciado por questões como chuva, altas temperaturas e redução de áreas verdes na capital

Seg, 20/03/17 - 20h04

A infestação de besouros gigantes metálicos já levou à supressão de 77 árvores em Belo Horizonte, que apresentavam risco de queda devido à ação do inseto. Pelo menos outras 293 árvores serão podadas ou cortadas.

A presença dos besouros em árvores da capital foi constatada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em 2013. Há cerca de cinco meses, iniciou-se um surto populacional dos insetos, influenciado por questões como chuva, altas temperaturas e redução de áreas verdes na cidade. Em fevereiro, conforme O TEMPO mostrou, a prefeitura anunciou a supressão de 50 árvores em locais de passagem de blocos de Carnaval, por causa do risco de queda.

O problema é que a larva do besouro abre galerias em troncos que, com o passar dos anos, podem comprometer a estabilidade das árvores – paineiras e mungubas são as preferidas dos insetos.

Atualmente, 1.200 árvores são monitoradas na capital.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.