Diante do risco de uma epidemia de dengue e de outras arboviroses, a Prefeitura de Betim decretou, nesta sexta-feira (26), situação de emergência no município. Dados do setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde mostram que os registros de casos da doença estão elevados, bem como a demanda por atendimento médico. Somente nos primeiros 26 dias do ano, foram notificadas 1.675 suspeitas de dengue e outras 61 de chikungunya.

O Decreto nº 44.955, publicado no Órgão Oficial, autoriza a adoção de medidas administrativas emergenciais para a contenção da epidemia, viabilizando ações para o combate ao Aedes aegypti e para o atendimento na rede de saúde de todos os infectados. A situação de emergência será mantida até a estabilização sanitária das arboviroses.

A decisão de decretar emergência já tinha sido adiantada pelo secretário de Saúde betinense, Heron Guimarães, durante uma coletiva de imprensa nessa quinta (25), quando também foi apresentado o pacote de ações que vêm sendo adotadas pelo município para conter o avanço da dengue e combater o mosquito transmissor.