No primeiro dia em que entrou em vigor o novo decreto da Prefeitura de Betim, na região metropolitana, que tem como finalidade coibir aglomerações na cidade, uma grande ação de fiscalização foi realizada nos principais pontos comerciais do município.
Durante a manhã deste sábado (9), a força-tarefa de fiscalizações da Vigilância em Saúde e da Guarda Municipal percorreu centro, Alterosas e PTB. Somente na região central, duas sorveterias foram autuadas por falta da oferta de luvas descartáveis para o autoatendimento dos clientes. Também foram aplicadas infrações sobre o não cumprimento do uso obrigatório de máscaras.
Nas três regiões, 97 estabelecimentos foram fiscalizados, e oito foram autuados com a multa mínima de R$ 450. Além das fiscalizações, a Vigilância orientou diversos estabelecimentos quanto às medidas obrigatórias de biossegurança.
Ainda na região central da cidade, a Praça do Encontro, local conhecido por grande fluxo de pessoas fazendo atividades físicas e entretenimento de famílias, foi completamente isolada. A cascata foi desligada, brinquedos e aparelhos de ginástica, lacrados, e a população orientada a não permanecer no local de maneira aglomerada.
Festa clandestina e bar lotado
Já na noite da última sexta-feira (8), uma ação conjunta de fiscalização da Guarda Municipal de Betim e da Polícia Militar flagrou uma festa clandestina e um bar em descumprimento ao Decreto 42.451, da prefeitura, que proíbe festas e qualquer tipo com aglomeração na cidade.
Após denúncias por meio dos canais criados pela administração municipal, a Guarda Municipal deu fim ao evento “Tipo Sitiozada Sheik”, que ocorria na região de sítios Estância do Sereno, no PTB.
Segundo a corporação, mais de 200 pessoas estavam no local que desrespeitava todas as medidas de prevenção à Covid-19. O evento irregular foi encerrado com a chegada da GM.
A multa para esse evento foi estabelecida em R$ 46 mil, considerando a quantidade de pessoas.