Top Táxi

Betim lança aplicativo para táxi mais atraente que Uber

Ferramenta terá fiscalização municipal e dará desconto de 35%, maior que o da concorrente

Publicado em 22 de março de 2017 | 03:00

 
 
normal

Em solenidade realizada nessa terça-feira (21), no auditório da Prefeitura de Betim, foi lançado o aplicativo Top Táxi, uma iniciativa dos taxistas locais e da prefeitura. O app Top Táxi entra no mercado para fazer frente à plataforma de caronas pagas Uber, na cidade há um ano. A categoria no município se uniu para criar uma ferramenta com a qual o passageiro consiga solicitar o serviço, calcular o valor aproximado da corrida e pagar, ao fim da corrida, segundo eles, um valor 35% mais baixo que o marcado no taxímetro. O desconto seria superior ao da concorrência. Outra vantagem é a segurança do gerenciamento por parte da prefeitura, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), responsável pela Transbetim.

Desde que a Uber começou a operar no município, as corridas de táxis caíram pela metade – da média diária de 14 para sete por motorista. Um levantamento feito em janeiro por um grupo de taxistas de Betim mostrou, entretanto, que 100% dos entrevistados consideravam o táxi o meio de transporte individual pago mais seguro do mercado.

“A partir daí, vimos que precisávamos fazer algo. Procuramos o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, na época em que ele era candidato, e ele nos alertou que tínhamos que nos adequar ao mercado, investindo em tecnologia e oferecendo um melhor preço para os usuários”, afirmou o taxista e representante da categoria Glalton Lucas de Souza.

O Top Táxi Betim já tem 90 profissionais cadastrados e pode ser baixado gratuitamente pelo celular. Souza trouxe a tecnologia do Rio de Janeiro, mas ela foi adaptada e se diferencia da usada por outros serviços oferecidos por cooperativas de táxis.

O usuário consegue ter acesso ao cadastro do motorista (com placa e foto) e pode selecionar o condutor favorito. “Também é permitido escolher se o motorista será homem ou mulher e bloquear algum taxista que não prestou um bom serviço”, completou Souza.

Receitas. No lançamento do aplicativo, o prefeito Vittorio Medioli exaltou a iniciativa. “Todo mundo vai tentar copiar. Nós temos que fazer do desafio uma coisa sensacional, como a ideia de lançar um aplicativo e dar segurança ao consumidor, além de ser mais barato”.

Ele destacou que os taxistas de Betim andam uniformizados e são reconhecidos pela população. O prefeito ainda lembrou que o projeto vai trazer receita para todos, inclusive para a cidade. “Fico extremamente satisfeito, não podemos ser invadidos, mandar nossa receita para fora, para alguém que não conhecemos. Agora estamos deixando receita no município, vai sobrar mais para os taxistas, para o consumidor e para Betim”, concluiu. (Com Joana Suarez)

Exemplo. Os taxistas do Top Táxi Betim não possuem vínculo com cooperativas e esperam servir de modelo para outras cidades de Minas Gerais e do Brasil. O transporte escolar da cidade também já teria demonstrado intenção de fazer um aplicativo nos mesmos moldes para a população.

Entenda. O desconto de 35% no valor da corrida marcado no taxímetro vale para o pagamento em dinheiro. Se for pago por cartão de crédito ou pelo próprio aplicativo, o desconto será de 20%.


Prefeitura

Bons antecedentes serão checados

O serviço prestado pelo Top Táxi será gerenciado pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos), responsável pela Transbetim. O monitoramento dos taxistas já é feito atualmente pelo órgão por meio de GPS. Agora, os motoristas que aderirem ao aplicativo serão acompanhados pela própria ferramenta, que informa a localização de cada um dos parceiros.

O profissional com avaliação ruim poderá ser convocado pela Transbetim para prestar esclarecimentos. Semestralmente, todos são obrigados a apresentar documento atualizado de bons antecedentes.

A vendedora Fátima Almeida, 46, aprovou a criação do aplicativo. “Eu e minha filha usamos muito a Uber. Por isso, acho importante os taxistas lançarem um aplicativo também, ainda mais se o preço for mais baixo que o cobrado normalmente”, afirmou a vendedora.