Campanha

BH vai anunciar vacinação para pessoas com 35 anos nesta quinta-feira

Ampliação para novas faixas etárias foi confirmada pela prefeitura, que ainda não comunicou se outras idades serão contempladas

Qui, 29/07/21 - 12h39
Vacinação em BH contra a Covid-19 | Foto: Ramon Bitencourt/ O Tempo

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que, ainda nesta quinta-feira (29), vai divulgar a ampliação por faixa etária para a vacinação contra Covid-19 para novos grupos na capital mineira. Com isso, ao menos as pessoas de 35 anos devem ser chamadas. Este grupo é o maior estimado para as faixas etárias entre 40 e 30 anos, com 46 mil pessoas.

"A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que já pegou a nova remessa de vacinas (a respeito da 32ª remessa que chegou a Minas Gerais nesta semana). Os grupos serão ampliados por faixa etária e anunciados ainda nesta quinta-feira, 29 de julho", confirmou a PBH.

A expectativa é que este grupo de 35 anos comece a ser vacinado na segunda-feira, já que o calendário de vacinação para sexta-feira e sábado desta semana está reservado para aplicação de segunda dose a subgrupos que possuem comorbidades - e as pessoas de 36 anos estão sendo imunizadas nesta quinta-feira (29).

Na sexta, está agendada a aplicação de segunda dose para gestantes e puérperas com comorbidades (com 18 anos ou mais); pessoas com Síndrome de Down (com 18 anos ou mais); pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC (com 18 anos ou mais) e pessoas com comorbidades de 59 anos. No sábado, foram convocados para segunda dose para pessoas com comorbidades de 58 anos e 57 anos.

Leia também: Moradores de BH com 36 anos podem se vacinar contra a Covid nesta 5ª; veja onde

 

Segunda dose
Nas duas últimas remessas repassadas pelo governo estadual, a prefeitura de Belo Horizonte recebeu substancial quantitativo de doses Pfizer tendo em vista que os dois primeiros lotes desse imunizante que chegaram ao Brasil em maio foram indicados somente para capitais e, com isso, BH vacinou diversos grupos com esse imunizante. Só no lote da semana passada foram mais de 50 mil vacinas recebidas indicadas para segunda dose.

A prefeitura de BH voltou a dizer que, nessa quarta-feira, recebeu mais 124.170 vacinas da Pfizer que serão usadas para a aplicação de segundas doses, de acordo com a orientação da Secretaria de Estado de Saúde. "A Prefeitura esclarece que a aplicação de segunda dose para gestantes e puérperas com comorbidades (com 18 anos ou mais); pessoas com Síndrome de Down (com 18 anos ou mais); pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC (com 18 anos ou mais) e pessoas com comorbidades de 59, 58 e 57 anos será feita com as doses recebidas na última semana", indicou. 

"O chamamento deste público para completar o esquema vacinal está sendo feito de forma gradativa, respeitando o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde entre a aplicação das doses", frisou. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.