Contagem e Betim

Boato sobre água contaminada com bactéria assusta grande BH

Segundo a Copasa, as informações são falsas e a empresa garante a qualidade da água distribuída nas cidades

Seg, 16/10/17 - 10h53
Várias versões do alerta circulam nas redes sociais | Foto: REPRODUÇÃO / WHATSAPP

Uma mensagem que se espalhou nas redes sociais desde a última sexta-feira (13) levou pânico para moradores de várias cidades da região metropolitana de Belo Horizonte. O texto em tom alarmista afirma que uma bactéria resistente teria infectado a água fornecida pela Copasa para cidades como Contagem, Betim, Mateus Leme e região. 

"A Copasa veio aqui recolher amostra da água do poço e deu contaminação. Eles estavam nos dizendo que a barragem e o complexo de Mateus Leme (que fornece água pra Betim) também estão contaminados. Inclusive eles fecharam o fornecimento quinta e sexta para novos testes. Uma bactéria resistente", diz a mensagem. 

Em seguida, o texto diz que, com os níveis baixos da represa, a Copasa teria tratado a água como rotina. "Porém, após mais de 300 casos de uma virose, eles foram acionados e estão fazendo as análises. Foi comprovado que todo o abastecimento de água na cidade está contaminada. Betim, Contagem, Mateus Leme e região. Evitar ao máximo tomar a água sem a filtrar ou mesmo ferver", dizia uma das várias versões da mensagem. 

Segundo uma moradora de Contagem que não quis ser identificada, o medo se instaurou entre os moradores. "Desde então eu estou fervendo a água que toda a minha família consome, sei que pode ser boato, mas por via das dúvidas achei melhor fazer isso", conta. 

Procurada pela reportagem de O TEMPO, a Copasa informou que as informações sobre bactéria na água destas cidades são apenas boatos. "A Companhia reafirma que a água distribuída nestas cidades atende aos padrões de potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde", conclui a nota divulgada. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.