Neste domingo

Bombeiros evacuam áreas após acionamento de sirene em Brumadinho

Moradores de regiões mais baixas serão levados para locais mais altos na cidade; há risco iminente de rompimento de barragem de água

Dom, 27/01/19 - 06h06

Ouça a notícia

Depois de técnicos informarem que há risco do rompimento de uma nova barragem em Brumadinho, repleta de água, na região metropolitana, o Corpo de Bombeiros anunciou que fará a evacuação dos moradores que vivem no entorno de onde ocorreu a tragédia.

Por volta das 5h30 da madrugada deste domingo (27), o alarme soou na cidade, assustando os moradores e orientando que a população se desloque para locais mais altos em Brumadinho. A informação foi confirmada pela Vale.

"A barragem não se rompeu, mas os técnicos apresentarem risco iminete de rompimento. Eles acionaram as sirenes de evacuação. Estamos com a tropa toda em condições de iniciar a evacuação da comunidade do entorno. O local onde a igreja fica é seguro e está a 120 metros acima da cota. Então estamos em uma situação confortável", informou o tenente-coronel Eduardo Ângelo Gomes, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres. 

Ainda segundo os bombeiros, desde sábado (26), está sendo feito um trabalho de retirada de água na barragem identificada como B6, a que corre risco iminente de se romper. A estrutura conta com 4 milhões de litros de água e, em caso de rompimento, teria capacidade de aumentar a velocidade do deslocamento da lama e impactar seriamente a bacia do Paraopeba. Ela fica exatamente ao lado da estrutura que se rompeu. 

O porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), major Flávio Santiago, esclareceu o motivo do acionamento das sirenes. Segundo ele, a barragem B6 possui sistemas de segurança, como balança, contrapeso e sistema de radar, que são acionado caso haja qualquer movimentação estranha na sua estrutura.

"Toda vez que há alguma movimentação anômola, há acionamento imediato (das sirenes). Com isso, nós temos uma possibilidade que haja uma falha na estrutura". As buscas são interrompidas momentaneamente para que haja a verificação e compreensão deste cenário. Mas não houve o rompimento", explicou o major, que falou em nome do tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais.

Entenda

Conforme os Bombeiros, a barragem B6 atingiu o nível 2, em que a orientação é evacuar as áreas que podem ser atingidas e esvaziar a barragem até que ela retorne ao nível 1, onde a estrutura está monitorada e estável. Quando atinge o nível 3, se rompeu e os rejeitos estão devastando toda a área no entorno.

Buscas suspensas

Diante do risco de rompimento de uma nova barragem, os bombeiros informaram na manhã deste domingo (27) que as buscas pelos 296 funcionários da Vale e de empresas terceirizadas que continuam desaparecidos foi interrompida.

"Equipes dos Bombeiros continuam realizando os trabalhos de evacuação. Nossa preocupação principal é região Parque da Cachoeira, onde existem 25 casas. Já estamos com equipes no local para evacuar os moradores", informou o tenente Pedro Aihara, dos Bombeiros. 

Lista dos mortos

A Polícia Civil informou no último sábado (26) o nome dos oitos mortos da tragédia. Veja nomes: 

Jonatas Limas Nascimento 

Carlos Roberto Deusdedit

Leonardo Alves Diniz

Fabrício Henriques 

Robson Máximo Gonçalves 

William Jorge Felizardo Alves 

Eliandro Batista de Passos

Marcelle Porto Cangussu

A médica do trabalho Marcelle Porto Cangussu foi a primeira vítima confirmada da tragédia.

Disque 100

Desde sábado (26), o Disque 100 passa a atender com prioridade demandas relativas ao rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale. De acordo com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a proposta é que o serviço funcione como um canal especial para que pessoas atingidas pela tragédia possam denunciar qualquer violação de direitos ou solicitar ajuda na busca por desaparecidos.

A ligação é gratuita e as solicitações, segundo a pasta, serão encaminhadas aos órgãos competentes para que tomem providências imediatas, sobretudo em situações de socorro.

Em parceria com os governos estadual e municipal, uma rede de voluntários acionada pelo ministério deve ajudar na localização e no acolhimento às vítimas e seus familiares. Disque 100 O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou celular, discando 100.
 

Atualizada às 12h38

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.