Em Nova Lima

Bombeiros se reúnem com moradores para coibir incêndio no Rola Moça

A ideia é envolver mais brigadistas no combate e ajudar a coibir os incêndios provocados pelo homem

Por Natália Oliveira
Publicado em 27 de julho de 2017 | 15:53
 
 
Bombeiros se reúnem com moradores para coibir incêndio no Rola Moça Foto: CHARLES SILVA DUARTE/O TEMPO

O Corpo de Bombeiros se reuni na tarde desta quarta-feira (27) com os moradores dos condomínios no entornos que fazem limite com a Serra do Rola Moça para envolver a população no combate aos incêndios na área verde. Segundo os bombeiros, os brigadistas de alguns condomínios já ajudam no combate às chamas e a ideia é envolver mais brigadistas no combate e ajudar a coibir os incêndios provocados pelo homem. A reunião ocorre em Nova Lima, na região metropolitana da capital. 

“A ajuda desses brigadistas é muito importante para darmos uma resposta rápida no combate aos focos. É importante também conscientizar a população. Sabemos que 99,1% dos incêndios são causados pelo homem ou por vandalismo ou por alguém que tenta colocar fogo em uma parte da vegetação ou só em um lixo e acaba atingindo uma parte maior”, explicou o major Anderson Passos, comandante do Batalhão de Emergência Ambientais.

Segundo ele, no ano passado inteiro foram registrados 61 incêndios, já neste ano até junho foram 31 só na serra. No entanto, segundo ele, os registros reduziram no mês de junho de 2017. Neste ano, no mês foram 4 incêndios e a média para junho é 8.

“Nós atribuímos essa redução a termos colocado o treinamento dos bombeiros na Serra do Rola Moça. O fato de ter pessoas circulando por lá  acaba por coibir as ações criminosas. Além das aulas, os alunos aproveitam para fazer panfletagem conscientizando as pessoas sobre os incêndios”, conta o major.

Em Minas foram registrados 4226 incêndios urbanos e 3425 incêndios florestais de janeiro a junho deste ano, segundo o Corpo de Bombeiros. O período de junho a outubro é o que o mais tem incêndios por causa do tempo seco.