Bairro Havaí

Cães e gatos são encontrados em situação de maus-tratos em BH; veja vídeo

Em uma casa no bairro Havaí, foram encontrados cães magros e com a saúde debilitada, além de um filhote de gato morto

Ter, 24/09/19 - 13h13
Animais estavam em local muito sujo | Foto: Polícia Civil

Uma operação da Polícia Civil no bairro Havaí, na região Oeste de Belo Horizonte, descobriu a existência de maus-tratos a animais em uma casa, nesta segunda-feira (23). No local foram encontrados cães magros e com a saúde debilitada, além de um filhote de gato morto.

Foram constatados também muita sujeira, forte odor e abandono dos animais. A operação aconteceu após uma série de denúncias de moradores.

Veja o vídeo feito pela Polícia Civil:

 

Os cães foram examinados por servidores do Centro de Zoonoses da Prefeitura de Belo Horizonte. Foi constatada infestação de pulgas e foram realizados exames de leishmaniose, cujos resultados serão obtidos posteriormente.

A mulher responsável pelos animais não estava em casa no momento da operação. Ela compareceu ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) e se comprometeu a providenciar toda a limpeza do imóvel.

Na delegacia, a mulher assinou um termo de responsabilidade comprometendo-se a alimentar os animais e limpar o local diariamente. Ela ainda assinou um termo de comparecimento a uma audiência no Juizado Especial para tratar do caso.

Em cartório, ela afirmou ainda que pretende levar os animais para Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, assim que alugar uma nova casa, e que não tem interesse de doar os animais.

A Chefe da Divisão Especializada Operacional do Dema, delegada geral Carolina Bechelany, comentou sobre os próximos passos. "A partir do momento em que a tutora dos animais se comprometeu a cuidar adequadamente dos cães mediante a assinatura do Termo de Responsabilidade, a Polícia Civil vai fiscalizar a situação. Iremos contar, inclusive, com a colaboração e o apoio dos vizinhos, que se prontificaram a informar qualquer anormalidade ou prática de maus-tratos sofridos por aqueles animais", concluiu.

Com a assessoria de imprensa da Polícia Civil 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.