Inquérito

Câmara ensaia criação de duas CPIs para investigar Lacerda

Outro grupo, liderado pelo presidente do Legislativo municipal, Wellington Magalhães, já teria número suficiente de assinaturas

Qui, 07/05/15 - 03h00

A divulgação do inquérito do viaduto Batalha dos Guararapes e a suspeita de que o prefeito Marcio Lacerda (PSB) tinha conhecimento do problema e nada fez para paralisar as obras podem ter desdobramentos na Câmara Municipal. Dois diferentes grupos da Casa estariam recolhendo assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o caso.

A oposição já teria nove assinaturas de parlamentares, cinco a menos que o necessário para instalar a comissão. “Acredito que ainda nesta semana o pedido terá o número necessário de adesões”, avaliou Gilson Reis (PCdoB).

Outro grupo, liderado pelo presidente do Legislativo municipal, Wellington Magalhães, já teria número suficiente de assinaturas. Eles estariam usando o documento, no entanto, para pressionar a base do Executivo.

Comissão. O histórico de CPIs na Casa mostra a fragilidade desse tipo de iniciativa. Nos últimos cinco anos, apenas uma foi instalada, em 2012, sobre jogos de azar, mas sequer produziu um relatório final.

Desde a queda do viaduto, uma comissão especial (com menos poderes que a CPI) já trabalha na apuração do caso. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.