Superação

Cão Sansão ganha prótese e aprende a andar com três patas: 'mais uma vitória'

Pitbull, que teve as pernas traseiras decepadas a golpe de facas por um vizinho, terá vida normal

Por Renata Evangelista
Publicado em 01 de março de 2021 | 20:59
 
 
Dono do cachorro, o autônomo Nathan Braga celebra a conquista do "melhor amigo" Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

O cão Sansão, que teve as duas patas traseiras decepadas em um brutal ataque e que inspirou a criação de uma lei que aumenta a punição para quem maltrata cães e gatos, agora caminha com a ajuda de uma prótese. Desde o último dia 20, o pitbull faz fisioterapia para se adaptar ao acessório que substitui a parte do corpo.

A expectativa é de que, daqui a no máximo seis meses, ele tenha vida normal com as três patas - sendo uma artificial. "Ele está em processo de adaptação. Vai poder ficar até 12 horas por dia com a prótese. E, depois de adaptado, vai conseguir fazer tudo sozinho, vai ter a vida dele normal", comemorou o tutor Nathan Braga, de 22 anos. 

A prótese de Sansão veio dos Estados Unidos e foi doada pela ONG paulista "Patas Para Você". Por ter apenas o coto da outra pata, o equipamento não seria viável. "Ele não tem articulação para movimentar uma outra prótese. Mas os especialistas estão analisando se tem como ajudar ele na perninha que ainda falta" explicou Braga.

O cão Sansão, que teve as duas patas traseiras decepadas em um brutal ataque, agora caminha com a ajuda de uma prótese. Desde o último dia 20, o pitbull faz fisioterapia para se adaptar ao acessório que substitui a parte do corpo. pic.twitter.com/sziBi97Fs5

— O Tempo (@otempo) March 2, 2021

No primeiro passeio na rua, Sansão fez o que era esperado: marcou território urinando em um muro. "Foi muito emocionante. Foi uma vitória, mais uma vitória. Depois de tudo que aconteceu com ele, ficamos felizes por essa conquista", declarou o dono de Sansão.

Cão Sansão ganha prótese e aprende a andar com três patas. O pitbull, que teve as pernas traseiras decepadas a golpe de facas por um vizinho, agora poderá ter uma vida normal. pic.twitter.com/aMe6wPGexC

— O Tempo (@otempo) March 1, 2021


Apesar do uso da prótese, o pitbull terá que fazer fisioterapia pelo resto da vida. Atualmente, ele faz sessões três vezes por semana.

Violência

O caso de agressão envolvendo Sansão teve repercussão nacional. O crime aconteceu em julho do ano passado, quando o cachorro tomava conta de uma fábrica de ensacados em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ele foi amarrado com arame farpado e teve as duas pernas traseiras decepadas por um vizinho do local. Após a barbárie, o cachorro ganhou uma cadeira de rodas especial para conseguir se locomover.

Relembre a história de Sansão:


Também por causa da repercussão do crime, que chocou todo o brasil, o Senado aprovou e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a Lei 1.095/2019, denominada "Sansão", que amplia significativamente a punição para o crime de maus-tratos praticados contra cachorros e gatos. 

O texto alterou a lei de crimes ambientais, que prevê pena de três meses a um ano de detenção e multa para crimes contra todos os animais. O novo dispositivo prevê prisão de dois a cinco anos de detenção, multa e proibição de guarda para quem maltratar, ferir, abusar ou mutilar cães e gatos, especificamente.