Folia

Carnaval 2021 em BH: 'Qualquer data é um chute', diz presidente da Belotur

Gilberto Castro admite que é difícil que a folia ocorra em fevereiro, mas diz que situação é incerta; se houver segurança e um movimento nacional de adiamento, BH pode aderir

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 24 de julho de 2020 | 18:51
 
 
Carnaval Foto: Alex de Jesus

Apesar de ser pouco provável que o Carnaval de Belo Horizonte ocorra nas datas reais para o feriado – a partir de 12 de fevereiro de 2021 – o cenário de realização do evento é incerto devido à pandemia do coronavírus.

Enquanto São Paula ensaia adiar o evento para depois de maio, conforme anunciado pelo governador João Doria nesta sexta-feira (24), assim como se especula nos Estados da Bahia e do Rio de Janeiro, na capital de Minas não há essa perspectiva.

“Qualquer data é um chute. Falar que o Carnaval vai acontecer em maio, junho, julho. É um chute. Ninguém consegue garantir. É claro que, caso haja um movimento nacional e exista segurança para os foliões, Belo Horizonte possivelmente não ficará de fora, mas é preciso aguardar”, afirma o presidente da Belotur, Gilberto Castro. 

Apesar disso, o administrador do órgão que define como será organizada a folia na capital admite que, no cenário atual da pandemia de coronavírus, há uma sinalização de “impossibilidade de realização para fevereiro”. 

"Chanve de ter Carnaval em fevereiro é pequena"

“A chance de ter Carnaval em fevereiro é pequena, diante do cenário. É difícil de acontecer no quadro de hoje. As coisas estão acontecendo muito rápido e cabe a gente entender que, sem segurança e um cenário positivo que nos de a garantia de salvaguardar a vida, é complexo cravar uma data”, continua.

Castro garante que, mesmo com os esforços da prefeitura de Belo Horizonte focados no combate à Covid-19, a pasta continua trabalhando e dialogando com atores do setor carnavalesco da capital.

“A belotur está conversando com os atores, iniciamos algumas conversas, e acho importante ressaltar que a Belotur fará o processo com completo diálogo com os atores. Não vamos fazer esse movimento de decretar uma data sem diálogo”, conclui. 

Carnaval 2020

No início deste ano, 4,45 milhões de pessoas participaram da festa em Belo Horizonte durante os 23 dias de programação. O número, que vinha crescendo desde 2016, foi 3,48% maior do que o de 2019, quando 4,3 milhões de pessoas estiveram na capital.